São Paulo - A Libertadores é o principal torneio da América do Sul. Tanto é verdade que a competição conta com os maiores clubes do continente. A edição 2018 até tem uma boa média de gols - 2,25 por partida. Ainda assim, a Libertadores tem como placar mais repetido o sem graça 0 a 0. Segundo levantamento do Sr. Goool, tal placar aconteceu em 21 oportunidades.
Isso equivale a 14% dos 150 jogos da atual temporada. Agora, se levar em conta apenas os 39 empates do torneio, o 0 a 0 chega a incríveis 53,8%. O River Plate, um dos semifinalistas, colaborou e muito para o placar em branco. Na própria quartas de final, o clube hermano ficou no 0 a 0 com o Independiente em Avellaneda.O River Plate ainda completou jogos zerados com Racing, Santa Fe e Flamengo. Dos quatro semifinalistas, só o Palmeiras não tem 0 a 0. O Grêmio, atual campeão, empatou sem gols ante o Cerro Porteño. O Boca Juniors, por sua vez, não mexeu no placar diante do Alianza Lima. O segundo placar mais repetido também não é muito animador.
A vitória dos mandantes, por 1 a 0, ocorreu em 19 oportunidades, contra 16 do triunfo dos donos da casa, por 2 a 0. Entre os placares elásticos há dez vitórias por 4 a 0, duas goleadas por 5 a 0, uma por 7 a 2, uma por 6 a 0 e outra por 7 a 0. O Grêmio é o dono do melhor ataque com 22 gols marcados. A Libertadores tem 338 gols, sendo 214 dos mandantes e 124 dos visitantes.
Timão jamais havia perdido tanto em seu estádio na mesma temporada
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e, agora, Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.