Mato Grosso - O Luverdense se juntou a Santa Cruz, Náutico e ABC e também foi rebaixado na Série B do Campeonato Brasileiro. A queda foi confirmada, nesta sexta-feira, com uma rodada de antecedência após o empate sem gols ante o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Com o descenso do LEC, o Mato Grosso perde seu único representante nas duas principais divisões nacionais que ficam ainda mais restritas a apenas 13 dos 27 estados.
É verdade que a Série B ganhou a volta do Maranhão com o acesso do Sampaio Corrêa, mas já havia perdido o Rio Grande do Norte com a queda do ABC. Agora, os mato-grossenses também se despedem. O Luverdense e o Mato Grosso estavam no segundo escalão nacional desde 2014, um ano após o acesso na Série C com a terceira melhor campanha.Durante toda a trajetória na Série B, o Luverdense obteve como melhor campanha a temporada de 2016, quando ficou em 9º lugar. Na estreia, há três anos, porém, o clube de Lucas do Rio Verde parou na 12ª colocação, ante a 10ª posição em 2015. As duas principais divisões do Brasileirão, agora, voltarão a ficar restritas ao estado de Goiás em relação ao Centro-Oeste. Os goianos contam com Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova.
Atual campeão Ceará começará a defesa do título ao lado do seu torcedor
Leia a notícia completaA melancólica despedida da Série B será no próximo sábado, às 17h30, contra o vice-lanterna e também rebaixado Náutico no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
Confira os clubes rebaixados na Série B de pontos corridos:2006
Paysandu, Guarani, São Raimundo e Vila Nova
2007
Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano
2008
Marília, Criciúma, Gama e CRB
2009
Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC
2010
Brasiliense, Santo André, Ipatinga e América de Natal
2011
Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias
2012
CRB, Guarani, Ipatinga e Grêmio Barueri
2013
Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA
2014
Portuguesa, Vila Nova, Icasa e América de Natal
2015
Macaé, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim
2016
Joinville, Tupi, Bragantino e Sampaio Corrêa
2017
ABC, Náutico, Santa Cruz e Luverdense