Mato Grosso - O Campeonato Mato-grossense manteve seus dez clubes para a edição 2018, mas à custa de dois convites. Apenas Ação e Poconé se interessaram pela 2ª divisão estadual. A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) não realizou o torneio e aproveitou para convidar a dupla a integrar o time da elite. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos. (Clique na imagem abaixo para conferir tudo do Mato-grossense ou clique em "campeonatos" e mude o select de ano para 2018!)
Ação e Poconé pegaram as vagas dos rebaixados Cacerense e Operário. O Poconé, aliás, foi degolado no Estadual de 2016. E os dois convidados ficarão frente a frente na rodada inaugural. O jogo de abertura, contudo, terá a reedição da final de 2017. O campeão Cuiabá receberá o vice Sinop na Arena Pantanal em 17 de janeiro. O Luverdense, rebaixado na Série B do Brasileirão, enfrentará o CEOV fora de casa.Se na última edição houve dois grupos na fase inicial e depois já pulou para a semifinal, desta vez, os clubes estarão todos juntos e ainda haverá quartas de final. Em 2018, por conta da Copa do Mundo, as Federações cortaram a pré-temporada dos clubes e ainda foram obrigadas a mexer na fórmula de disputa.
Próxima edição do torneio terá quartas de final que será decidida em partida única
Leia a notícia completaNa semifinal (1º ou 8º x 4º ou 5º e 2º ou 7º x 3º x 6º) também será jogos de ida e volta. Em caso de empates nos pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O mesmo acontecerá na disputa do 3º lugar e na final. O mando de campo será do clube com a melhor campanha em todo o Estadual.
O campeão mato-grossense terá vagas na Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde 2019. O vice-campeão, por sua vez, terá vagas na Série D e Copa do Brasil 2019.