Minas Gerais - A edição 2017 da Série B do Campeonato Brasileiro já definiu os quatro acessos (América Mineiro, Internacional, Ceará e Paraná) e os quatro rebaixamentos (Luverdense, ABC, Santa Cruz e Náutico). Agora, "só" falta resolver o título. A 38ª e última rodada, aliás, poderá ter três campeões diferentes ou um campeão de tudo. Calma! O Sr. Goool explicará essas duas perspectivas. (Clique na imagem abaixo e, no select, escolha a classificação desejada!)
Atual líder da Série B, o América só depende das suas forças para faturar o título desta temporada. O Coelho, aliás, é o único clube que já comemorou na divisão. Simbólica, mas ainda assim conquista. O América foi o campeão do 1º turno ao somar 36 pontos, três a mais do que o Internacional. No próximo sábado, às 17h30, os mineiros receberão o CRB no Estádio Independência, em Belo Horizonte.Uma vitória fará com que o América Mineiro dê a sonhada volta olímpica 20 anos após conquistar pela primeira vez a divisão. Em caso de empate ou derrota, o Coelho terá que secar o Inter. Além do título oficial, o América também poderá ser campeão do returno. Nesse cenário, o time de Henderson Moreira seria campeão de tudo. O clube de Belo Horizonte, contudo, ocupa a 3ª colocação no 2º turno com 34 pontos, um a menos do que o Inter e dois a menos do que o líder Paraná.
Imortal foi campeão quando venceu em casa, mas amargou o vice quando caiu ante a torcida
Leia a notícia completaEm 2014, o Ceará até faturou o 1º turno, enquanto a Ponte Preta levou o 2º turno, mas a Série B ficou com o Joinville. Na temporada seguinte, o campeão foi o Botafogo. O Vitória, por sua vez, se deu melhor no turno e o Santa Cruz liderou o returno. Enquanto isso, os paulistas Portuguesa, em 2011, e Palmeiras, em 2013, faturaram todos os três títulos do segundo escalão nacional.
Confira os campeões da Série B do Brasileirão ao longo da década:
2010
Figueirense (1º turno) e Coritiba (2º turno e geral)
2011
Portuguesa (1º turno, 2º turno e geral)
2012
Vitória (1º turno) e Goiás (2º turno e geral)
2013
Palmeiras (1º turno, 2º turno e geral)
2014
Ceará (1º turno), Ponte Preta (2º turno) e Joinville (geral)
2015
Vitória (1º turno), Santa Cruz (2º turno) e Botafogo (geral)
2016
Vasco (1º turno) e Atlético Goianiense (2º turno e geral)