São Paulo - Medo? Cautela? Difícil saber, mas o o fato é que os clubes do Campeonato Brasileiro da Série A voltaram a perder a gana por vitória e assumiram o receio da derrota. Tanto é verdade que a edição 2017, segundo levantamento do Sr. Goool, poderá voltar a ter mais de 100 empates após três temporadas. Em 360 jogos, o Brasileirão acumula nada menos do que 97 igualdades. Faltam duas rodadas e 20 partidas para o encerramento do Nacional.
Técnicos e jogadores talvez tenham esquecido da importância da vitória e de que, com empate, dificilmente dá para sair do lugar. Vide o Fluminense que lutou contra o descenso até a 36ª rodada. O Tricolor, 14º colocado com 46 pontos, obteve 13 empates. Isso equivale a 36% dos seus duelos no Brasileirão. O Avaí, por sua vez, está em situação ainda mais delicada.O Leão não venceu e não perdeu em 12 oportunidades. Resultado: o clube catarinense amarga a penúltima colocação com apenas 39 pontos. Há clubes também sofrendo de "empatite" no alto da classificação, mas terão que se contentar com a Libertadores. O Santos, por exemplo, até poderia ter brigado pelo título, mas os 11 empates atrapalharam. Hoje, o Peixe ocupa a 4ª colocação com 59 pontos, ou seja, 12 a menos do que o campeão Corinthians. Cruzeiro, Flamengo, Atlético Mineiro e Vasco também ficaram iguais em 11 confrontos.
Leão, mesmo na zona de rebaixamento, tirou pontos de Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo
Leia a notícia completaEntre os 97 empates da atual temporada, 48 terminaram 1 a 1 - segundo resultado mais repetido da Série A. A igualdade sem gols foi vista em 26 partidas. Houve ainda 21 empates, por 2 a 2. O 3 a 3 esteve presente em dois jogos. A 37ª e penúltima rodada será disputada entre sábado e segunda-feira.