São Paulo - A bola vai rolar pelo principal torneio dos EUA e Canadá. A edição 2017 da MLS, a partir desta sexta-feira, iniciará a longa jornada que terá 22 clubes, dois a mais do que os anos anteriores. A missão da MLS será manter a alta média de público que tem superado os 20 mil pagantes e deixado o torneio com mais cara de europeu do que americano.
Para se ter uma ideia, a temporada passada da MLS foi encerrada com média de 21.629 torcedores. O público total, em 357 partidas, chegou a 7.721.430 fãs. O Brasileirão, por sua vez, sofreu para chegar em 15 mil apaixonados (15.188). O mesmo cenário se repetiu em 2015. A Série A até teve marca melhor, mas ainda assim ficou longe da MLS.Os 380 jogos do Brasileirão renderam média de 17.044 espectadores há dois anos. A MLS, por outro lado, superou a barreira dos 20 mil fanáticos (21.982). São esses números que a nova edição da MLS terá que igualar ou até mesmo superar a partir desta sexta-feira. O Sr. Goool, pelo terceiro ano seguido, acompanhará o torneio com tabela, classificação interativa, estatísticas, ranking de público e simulador.
Se o FC Dallas é o atual campeão da Supporters' Shield - equivalente a Primeira Fase e disputada em pontos corridos -, o Seattle Sounders é o atual vencedor da MLS Cup, principal disputa da MLS. Já os dois novatos no torneio dos EUA e Canadá serão Minnesota United e Atlanta United.
Garoto Travesso ocupa a 4ª colocação no ranking de pagantes com dez clubes no EstadualRebaixado, Itapipoca tem média de público superior a da maioria dos rivais no Cearense
Dentro das Conferências, o outro líder - que não foi campeão da Supporters' Shield - também terá vaga na CONCACAF Champions League, assim como presença garantida no mata-mata da MLS Cup.
Os vices da Leste e Oeste estarão garantidos no mata-mata da MLS Cup. Já o 3º, 4º, 5º e 6º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas duas vagas da MLS Cup. O 3º colocado pegará o 6º colocado, enquanto 4º e 5º colocados farão o outro duelo.
Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder em semifinais dentro da Conferência. Após a decisão, os campeões de cada Conferência brigarão pelo título da temporada. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS 2016. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.