Tocantins - O Palmas, ao lado do Gurupi, é o maior vencedor do Campeonato Tocantinense - cinco títulos. Mas o clube da capital já não coloca mais medo em ninguém e acumula sete anos sem conquistas estaduais. O último título do Palmas foi, em 2007, em cima do Araguaína.
Curitiba deu sorte e receberá a badalada Seleção da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo
Leia a notícia completaO Palmas caiu em 2010 e em 2012, terminando as duas edições na lanterna. Mas no Tocantins, os clubes rebaixados disputam a 2ª Divisão no mesmo ano. O Tricolor conquistou o acesso nas duas oportunidades - em ambas com o vice-campeonato - e, assim, pôde disputar os torneios de 2011 e 2013. Mas a seca de títulos só fez aumentar.
Além de Palmas e Gurupi, o Interporto já foi campeão. O clube de Porto Nacional, aliás, é o atual vencedor do Tocantins. Com o título, o Interporto encerrou jejum de 14 anos. A primeira volta olímpica estadual do clube aconteceu em 1999.
Araguaína, clube rebaixado no ano passado, mas que disputará a Edição 2014 do Tocantinense, e Tocantinópolis também somam duas conquistas cada. Com um título cada estão Tocantins, Colinas, Alvorada, Intercap e União.
Dos oito clubes que disputarão o Campeonato Tocantinense 2014, apenas Tocantins e Guaraí ainda não foram campeões. O clube campeão estadual foi o Tocantins Futebol Clube. Mas em 2014, o clube que brigará pelo título é outro, o Tocantins Esporte Clube. O torneio terá início apenas em 22 de fevereiro.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Regulamento:
A Primeira Fase terá oito clubes que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para o mata-mata, enquanto os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª Divisão.
Nas semifinais e final serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, o vencedor sairá pelo melhor saldo de gols. Se a igualdade persistir, a melhor campanha em toda a competição levará vantagem.
O campeão terá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão em 2015. O vice-campeão, por sua vez, ficará com a vaga do Estado na Copa Verde 2015.