São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a responsável por organizar o Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Isso na teoria. Na prática, o Nacional segue desorganizado. A terceira edição do Brasileirão Feminino continua com os mesmos problemas de sempre. Para se ter uma ideia, a maioria dos clubes realizará apenas quatro jogos em 2015. A atual edição terá início nesta segunda-feira, feriado de 7 de setembro.
A Segunda Fase terá novos grupos e, desta vez, haverá jogos de ida e volta. Mas ainda assim, o campeão do Brasileirão Feminino terá realizado inexpressivos 14 duelos até a volta olímpica. Como comparação, o Brasileirão Masculino, com os mesmos 20 clubes, tem 38 rodadas.
Neste tiro curto, quatro clubes são favoritos. A Ferroviária - também conhecida como Guerreiras Grenás pela torcida - é a atual campeã e quer o bi nacional. O Centro Olímpico, campeão em 2013, é outro favorito, assim como o Kindermann, campeão da Copa do Brasil 2015, e o São José, atual campeão da Libertadores.
Democrática!
A terceira edição do principal torneio feminino terá clubes de 14 Estados. Sem falar que, entre estes 14 Estados, há clubes de todas as Regiões. Dos 20 clubes do Brasileirão Feminino, seis são de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e um do Amazonas, Pará, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pernambuco.
Madureira vive situação delicada no terceiro escalão nacional e poderá voltar à Série D
Leia a notícia completaDos 100 clubes das Séries A, B, C e D, apenas seis terão time no Brasileirão Feminino. Flamengo e Santos representarão a elite, enquanto o América Mineiro mostrará a força da Série B. A Série C terá Botafogo e Portuguesa e a Série D contará com o Duque de Caxias.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os 20 clubes serão divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Após duelos apenas de ida dentro dos grupos, classificarão os dois melhores de cada grupo. Na Segunda Fase, serão dois grupos com quatro clubes cada. Os dois melhores de cada grupo, após jogos de ida e volta, passarão de fase. Na semifinal e final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta até se definir o campeão de 2015.
Confira os grupos da Primeira Fase do Brasileirão Feminino:
Grupo 1
Ferroviária-SP, Iranduba-AM, Pinheirense-PA, Rio Preto-SP e Santos-SP;
Grupo 2
Centro Olímpico-SP, Duque de Caxias-RJ, Flamengo-RJ, Kidermann-SC e Portuguesa-SP;
Grupo 3
América Mineiro-MG, Foz Cataratas-PR, Mixto-MT, São Francisco-BA e São José-SP;
Grupo 4
Botafogo-PB, Caucaia-CE, Tiradentes-PI, Viana-MA e Vitória-PE.