Tocantins - O Palmas só chegou à Série D do Campeonato Brasileiro após as desistências de Interporto (campeão tocantinense), Tocantinópolis (vice-campeão) e Gurupi (3º colocado). Mas no Grupo A2, o clube da capital não precisou da colaboração de nenhum rival. O Palmas, no último sábado, superou o Imperatriz, fora de casa, e se classificou às oitavas de final.
Esta é a primeira participação do Palmas na Série D e, consequentemente, a primeira classificação. O clube tocantinense se junta a CRAC e Coruripe, que também se garantiram no último sábado, além de Lajeadense, São Caetano, Remo e Rio Branco-AC.Sem falar que o Tricolor se tornou apenas o terceiro clube tocantinense a avançar para o mata-mata. No histórico dos representantes do Tocantins, ou o clube se classifica ou acaba na lanterna da fase de grupos. Foi assim com Tocantins (2009), Tocantinópolis (2011), Araguaína (2012) e Interporto (2014).
Madureira vive situação delicada no terceiro escalão nacional e poderá voltar à Série D
Leia a notícia completaOutra vez!
Se o Palmas fez história, Coruripe e CRAC já estiveram no mata-mata da Série D. O clube alagoano se garantiu na próxima fase ao atropelar o Globo pelo Grupo A3. O Coruripe esteve na Série D, em 2011, quando foi eliminado pelo Santa Cruz nas oitavas de final. No ano passado, o Hulk, porém, caiu ainda na fase de grupos.
O CRAC também chegou a ser eliminado na fase inicial da Série D, em 2009. Mas três anos depois, o clube goiano não deu bobeira e obteve o acesso com direito ao vice-campeonato da última divisão nacional. O CRAC ficou na Série C até 2014, quando foi rebaixado.
A 9ª e penúltima rodada da Primeira Fase seguirá com jogos neste domingo e será encerrada na segunda-feira. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às oitavas de final.