São Paulo - Os principais clubes do Brasil, pelo menos no início desta temporada, mudaram o perfil dos técnicos contratados. Se antes a escolha era pela experiência, pela rodagem e pelos títulos, agora, a opção passou a ser do profissional em início de carreira e que busca o primeiro grande objetivo. Não por acaso, 12 dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro da Série A começarão 2017 com treinadores de até 50 anos.
O mais jovem da turma é Daniel Paulista. Ex-jogador, ele comandará o Sport aos 34 anos. Daniel Paulista já tinha treinado o Leão da Ilha de forma interina, mas foi efetivado no final do ano passado. Felipe Moreira, aos 35 anos, também terá sua primeira oportunidade no banco de reservas. Com a saída de Eduardo Baptista, ele estará a frente da Ponte Preta.
Nova geração!
Corinthians e São Paulo também surfam no novo momento do futebol brasileiro. Se o Tricolor apostará no ex-goleiro Rogério Ceni, ídolo da torcida, o Timão confia em Fábio Carille, pupilo de Tite. Ambos têm 43 anos. Até mesmo o campeão brasileiro rejuvenesceu o comando técnico. Com a saída de Cuca, o Palmeiras fechou com Eduardo Baptista, de 46 anos.
O Atlético Mineiro, por sua vez, terá no banco de reservas o ex-jogador Roger, de 41 anos. Ele fez sucesso no Grêmio e, agora, tentará repetir a dose no Galo. Já o Avaí, que subiu da Série B, manteve Claudinei Oliveira, de 47 anos. Argel Fucks (42) segue a frente do Vitória. Há ainda Marcelo Cabo, do Atlético Goianiense, e Vágner Mancini, da Chapecoense. Os dois têm 50 anos.
Nacional, Cuiabá, Paysandu, Remo e Santos estiveram em todas as quatro edições do torneio
Leia a notícia completaEnquanto isso, Mano Menezes fica no meio do caminho. O treinador do Cruzeiro tem 54 anos e começou a carreira no Guarani-RS, em 1997. Mas o gaúcho surgiu para o futebol nacional só em 2005 a frente do Grêmio. Da velha guarda há apenas Paulo César Carpegiani, de 67 anos, no Coritiba, Abel Braga, de 64 anos, no Fluminense, e Paulo Autuori, de 60 anos, no Atlético Paranaense. Todos os 20 técnicos, porém, só serão desafiados com a bola em jogo. A temporada será longa e desafiadora.