Bahia - O Campeonato Baiano terá início no próximo domingo com um jeitinho de Brasileirão. Afinal, o Estadual contará com os tradicionais Bahia e Vitória e ainda terá Flamengo e Fluminense. O primeiro é de Guanambi e o segundo de Feira de Santana. Sem falar que há também o Bahia de Feira e o Vitória da Conquista. Homenagens que deixam o Baianão com jeitinho de Nacional.
Atual campeão, o Vitória estreará contra a Juazeirense, em Juazeiro, às 17 horas (horário de Brasília). O Leão tentará dar o primeiro passo rumo ao bicampeonato, que não acontece desde o tetra de 2007 a 2010. O Vitória é o segundo maior campeão do Baiano com 28 conquistas, mas no século XXI lidera com folga - já são dez voltas olímpicas.O rival Bahia, dono de 46 títulos, venceu apenas quatro edições de 2001 para cá - sendo a última em 2015. O Tricolor irá estrear no Pituaçu, em Salvador, ante o Jacobina. A estreia do Flamengo, por sua vez, será diante do Galícia, em Guanambi. Enquanto isso, os xarás Vitória da Conquista e Bahia de Feira ficarão frente a frente.
Como o Baianão conta com 11 clubes, a cada rodada um ficará de folga. Nesta rodada inicial, o Fluminense de Feira não entrará em campo. Já o Atlântico, que conquistou o acesso, pegará o Jacuipense, em Salvador.
Regulamento:
Mato Grosso do Sul tem 12 clubes, assim como Minas Gerais e Rio Grande do Sul que estão presentes no Brasileirão
Leia a notícia completaAs semifinais terão jogos de ida e volta e, em caso de empate, os donos das melhores campanhas na Primeira Fase avançarão. Na final, a vantagem será do clube que tiver a melhor campanha na somatória das fases.
O campeão e o vice terão vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil em 2018. O 3º colocado ficará com uma vaga na Copa do Nordeste e o 4º colocado terá vaga na Copa do Brasil. As três vagas na Série D 2018 serão dos três melhores colocados, excluindo aqueles que já têm vagas nas Séries A, B e C.