Mato Grosso do Sul - O Campeonato Sul-mato-grossense não tem nenhum representante nas Séries A, B e C do Brasileirão, mas mesmo assim não perde a majestade, não "abaixa o topete". A edição 2017 se manteve com 12 clubes. Para se ter uma ideia, os Estaduais de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul ostentam os mesmos 12 clubes, mas têm cinco clubes cada nas principais divisões do Brasileirão.
A disputa do Mato Grosso do Sul iguala o Distrito Federal que também não conta com representantes nos três primeiros escalões nacionais, porém, contabiliza 12 clubes no Estadual. Roraima (6), Acre (8), Piauí (8), Rondônia (8), Tocantins (8) e Espírito Santo (10) são os outros estados com clubes só na Série D, mas pelo menos com bom senso dentro de casa. Amapá e Amazonas ainda não divulgaram a tabela e o regulamento dos seus Estaduais.O Estadual Sul-mato-grossense terá início no sábado e se estenderá até quarta-feira. O União/ABC, um dos clubes que conquistaram o acesso, abrirá a edição 2017 diante do Operário. Já o URSO, que também subiu, jogará no meio de semana ante o Ivinhema. O atual campeão Sete de Setembro também estreará só na quarta-feira contra o Naviraiense.
Regulamento:
Torneios regionais registraram média inferior a cinco mil testemunhas na primeira semana da nova temporada
Leia a notícia completaNas quartas de final, semifinal, na disputa do 3º lugar e final, os rivais se enfrentarão em jogos de ida e volta. Na semifinal, o vencedor do confronto entre 1º A e 4ª B pegará o classificado entre 2ª B e 3ª A. Já o ganhador de 2ª A e 3ª B desafiará o classificado de 1ª B e 4ª A.
O campeão terá vaga na Série D do Brasileirão 2018 e na Copa do Brasil de 2018. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil 2018. Já o 3º colocado terá direito de disputar a Série D 2018, enquanto o 4º colocado ficará com uma vaga na Copa Verde 2018.