Pará - O Paysandu, neste sábado, às 19h30 (horário de Brasília), abrirá o Campeonato Paraense diante do Castanhal no Estádio da Curuzu, em Belém, ainda embalado pelo título de 2016. Afinal, o Papão começará a edição 2017 com invencibilidade de 12 jogos. Sim! O Bicolor foi campeão invicto no ano passado e chega para esta temporada com o histórico de seis vitórias e seis empates. O último tropeço do Papão foi na final de 2015 ante o rival Remo (2 a 1).
Além de tentar manter a invencibilidade, o Paysandu também buscará dar o primeiro passo até o bicampeonato. Maior campeão do Pará com 46 títulos, o Papão não faz a dobradinha desde os títulos de 2009 e 2010. O Remo, por sua vez, foi bicampeão em 2014 e 2015. O Leão acumula 44 voltas olímpicas.A estreia do Remo será só no domingo, no Mangueirão, contra o Cametá. O rival da cidade homônima, aliás, foi o último campeão do interior no elitista Estadual Paraense. O Cametá festejou o título em 2012, um ano depois da conquista do Independente. Só estes quatro clubes, entre os participantes do Estadual 2017, já foram campeões paraenses.
Abertura do Estadual, porém, será com Atlético - maior campeão de Minas Gerais
Leia a notícia completaRegulamento:
Os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Em duelos de ida e volta, os clubes do Grupo A1 pegarão os rivais do Grupo A2. Os dois melhores de cada grupo estarão classificados à semifinal. O lanterna de cada grupo, por outro lado, será rebaixado à 2ª divisão.
No mata-mata - semifinal (1º do Grupo A1 x 2º Grupo A1 e 1º do A2 x 2º A2), disputa do 3º lugar e final -, em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.
Os três primeiros colocados terão vagas na Copa do Brasil 2018. O campeão ainda terá vagas na Copa Verde e Série D. O vice também terá vaga na Série D.