Maranhão - O Campeonato Maranhense 2016 terá fórmula de disputa diferente da temporada 2015. Outra mudança é na quantidade de clubes rebaixados. O Sr. Goool, nesta terça-feira, traz todas as novidades do Estadual do Maranhão, além da tabela completo e do simulador.
Na próxima edição, o campeão estadual terá que fazer mais jogos do que o vencedor de 2015. Nesta temporada, o Imperatriz realizou apenas 12 jogos. Em 2016, considerando que o campeão vença os dois turnos e elimine a final extra, já serão 15 partidas. Caso contrário, o clube dará a volta olímpica só depois de 17 duelos.Se os jogos do campeão aumentaram, a quantidade de rebaixados diminuiu. No Estadual 2015, Balsas e Expressinho foram degolados. Em 2016, apenas o último colocado na classificação geral amargará o descenso para a Série B. O Campeonato Maranhense 2016 começará em 24 de janeiro.
O Maranhão, de volta à elite, estreará logo contra o campeão Imperatriz e fora de casa. No mesmo Grupo B, o Santa Quitéria receberá o Cordino. Já no Grupo A, o Moto Club enfrentará o São José diante da torcida, enquanto o Sampaio Corrêa viajará até Araioses para duelar contra o time da casa.
Estadual do Rio Grande do Sul voltará a rebaixar três clubes e dará acesso apenas ao campeão da 2ª divisão
Leia a notícia completaNo 2º turno, o regulamento é o mesmo. Mas os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Se um mesmo clube for vencer o turno e do returno, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores farão a final do Estadual. Enquanto isso, o último colocado na classificação final - somando a pontuação dos dois turnos e do mata-mata - será rebaixado à Série B.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017. O vice-campeão, por sua vez, ficará com as vagas na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017.