Rio Grande do Sul - O Grêmio, na última quarta-feira, não só diminuiu a vantagem do líder Corinthians para seis pontos como ainda manteve a força do seu sistema ofensivo. Em apenas 15 rodadas no Campeonato Brasileiro da Série A, o time do técnico Renato Gaúcho balançou as redes adversárias em 30 oportunidades. Média alta de dois gols por jogo. Sem falar que 36,5% dos tentos do Tricolor em toda a temporada foram anotados na elite nacional, segundo levantamento do Sr. Goool.
Entre Gauchão, Copa da Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, o Grêmio realizou 43 jogos e anotou 82 gols, sendo 47 em casa e 35 fora. Na Série A, dos 30 tentos, dez foram marcados como mandante e 20 como visitante. Tanto é verdade que os gaúchos meteram 3 a 1 no Vitória em pleno Barradão pela 15ª rodada.Apenas em três rodadas o Grêmio não balançou as redes adversárias - nas derrotas, em casa, para Corinthians (1 a 0) e Avaí (2 a 0), além do tropeço ante o Palmeiras (1 a 0), em São Paulo. O Grêmio pode estar seis pontos atrás do Corinthians, mas tem cinco gols a mais. O atual campeão Palmeiras fez "apenas" 22 tentos. E o que dizer do Avaí? O clube catarinense não levou gols do Grêmio, fez dois no rival, mas ainda assim tem o pior ataque.
Coelho, assim como em 2010 e 2015, ocupa o 3º lugar e ostenta 27 pontos
Leia a notícia completaO fenômeno gremista não acaba ai. No ano passado, o Grêmio fechou o Brasileirão com 41 gols. Sem falar que, hoje, os gaúchos têm a mesma quantidade de tentos que o Figueirense em 38 rodadas do Brasileirão 2016. O América Mineiro foi rebaixado na Série A com só 23 gols. O vice-líder aposta na força ofensiva para seguir pressionando o líder.
Com 31 pontos e aproveitamento de 68,9%, o Tricolor aparece com dez vitórias (cinco em casa e cinco fora), um empate como visitante e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora). O próximo desafio será só na segunda-feira, às 20 horas, contra o São Paulo no Estádio do Morumbi, na capital paulista, pela 16ª rodada.