Amazonas - A Copa do Brasil 2013 inchou, mudou o formato, mas já tem clube agradecendo pelas alterações. Salgueiro, Luverdense e Nacional-AM estão, pela primeira vez, nas oitavas-de-final do torneio nacional que dá ao campeão vaga para a Libertadores. A façanha do Nacional supera os limites do clube. De forma inédita, o Estado do Amazonas conseguiu classificar um clube para as oitavas-de-final.
Se a classificação em cima do Águia não chegou a causar espanto na Primeira Fase, a vaga em cima do Coritiba - vice-campeão nas últimas duas edições - jogou holofotes pra cima do Naça. Não satisfeito, o clube do Norte ainda passou pela Ponte Preta, outro clube da Série A. Agora, o Nacional vai esperar o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conhecer o adversário das oitavas-de-final.
Mas quando o assunto foi Corinthians, o pé de anjo deixou mais clara sua convicção
Leia a notícia completaJá o Salgueiro estreou no torneio nacional em grande estilo. Em sua primeira participação na Copa do Brasil, o clube pernambucano está entre os melhores e fazendo o torcedor sonhar com a Libertadores. Para chegar às oitavas-de-final, o Salgueiro eliminou Boa Esporte e dois clubes da Série A - Vitória e Criciúma.
Calejados!
Mas como em 2013 os clubes da Libertadores também poderão participar da Copa do Brasil, nem só de novatos se faz as oitavas-de-final. Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco, por exemplo, já foram campeões do torneio nacional.
A lista ainda tem Goiás e Botafogo. A dupla não deu a volta olímpica, mas chegou bem próxima ao ficar com o vice. Campeão da Libertadores, o Atlético Mineiro já foi semifinalista da Copa do Brasil, enquanto o Atlético Paranaense garantiu as quartas-de-final.
Títulos!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.