São Paulo - A superstição está por todos os lados. No futebol, há mandinga para todos os gostos. Não precisa, porém, ser nenhum futebolística para evitar o número 13, considerado azarado, ou o 666, relacionado ao demônio. Mas neste início de temporada europeia, o número a ser evitado é o 8. Pelo menos, em quatro dos seis principais campeonatos europeus é preciso bater na madeira, isolar para tentar escapar do oito.
Segundo o levantamento do Sr. Goool, os lanternas da Lega Serie A, Ligue 1, Premier League e Primeira Liga marcaram só oito pontos e seguem a passos largos rumo à 2ª divisão. O Aston Villa, por exemplo, tem o pior aproveitamento entre os últimos colocados das competições analisadas pelo Sr. Goool.
Bahia, Ceará, Goiás, Paysandu e Sampaio Corrêa são os reis em seus Estados
Leia a notícia completaAssustador!
O Hellas-Verona também está sem vitória na Lega Serie A e também acumula oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante), além de dez derrotas (cinco em casa e seis fora). O clube italiano tem 12 gols a favor (pior ataque) e 30 contra. Aproveitamento de 14,8%. A três pontos do penúltimo colocado, o Hellas-Verona ostenta oito pontos (sempre oito!) a menos do que o primeiro rival fora da zona de rebaixamento.
O outro lanterna assombrado pela maldição do 8 é o Tondela na Primeira Liga. O último colocado do Campeonato Português acumula dois triunfos (um em casa e um fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e 12 derrotas (sete diante da torcida e cinco fora), além de nove tentos a favor (pior ataque) e 25 contra. Aproveitamento de 16,7%. O Tondela tem dois pontos a menos do que o vice-lanterna e cinco a menos do que primeiro rival fora do descenso.
Todos estes clubes terão um turno todo para buscar a recuperação, se livrar da maldição do 8 e seguir na elite do Nacional. Em relação aos outros dois campeonatos europeus, o Hoffenheim amarga a lanterna na Bundesliga com 13 pontos (oito derrotas), enquanto o Levante soma apenas 11 pontos na La Liga em 18 jogos. Oito! 8! Sempre ele! Temei!