São Paulo - A Nigéria é a primeira seleção da África a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo 2018. Os nigerianos, neste sábado, superaram a Zâmbia, por 1 a 0 - gol de Iwobi -, em Uyo, pela 5ª e penúltima rodada da Eliminatória Africana e se tornaram o 12º país no Mundial da Rússia. Sem falar que a Nigéria ainda encostou em Camarões, recordista do continente em participações no torneio mais importante da FIFA.
A Seleção Nigeriana marcará presença pela sexta vez em Copas do Mundo, apenas uma a menos do que Camarões, já eliminado. Os camaroneses, por sinal, foram eliminados - de certa forma - pelos próprios nigerianos que golearam os rivais, por 4 a 0, diante da torcida, e depois seguraram o 1 a 1 fora de casa pelo Grupo B da Terceira Fase.A Nigéria ainda emendou seu terceiro Mundial seguido, igualando a sua sequência entre as Copas de 1994 e 2002. Agora, porém, os nigerianos tentarão acabar com a síndrome das oitavas de final. As melhores campanhas da Nigéria pararam nas oitavas. Foi assim nas Copas de 1994, nos EUA, de 1998, na França, e de 2014, no Brasil.
Dos 11 lanternas na 28ª rodada, nada menos do que dez amargaram o descenso à Série C
Leia a notícia completaAntes da Copa do Mundo, a Nigéria ainda fará mais um duelo pela Eliminatória da África. Ainda sem data marcada pela FIFA, os nigerianos desafiarão a Argélia fora de casa.
A Nigéria entrou para o time de seleções classificadas para a próxima Copa do Mundo que já tinha Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra e Espanha.