Maranhão - Na mistureba de regulamentos e no mundo paralelo dos Estaduais já há clubes classificados ao mata-mata. No longo Campeonato Maranhense, Sampaio Corrêa, Cordino e Maranhão carimbaram o passaporte às semifinais do 1ª turno. Resta apenas uma vaga e a briga está entre Moto Club e São José no Grupo A.
A maior surpresa no Estadual do Maranhão, porém, é o Imperatriz. O atual campeão - após quatro rodadas - ainda não venceu e já está eliminado no 1º turno. O Cavalo de Aço somou apenas dois pontos e não tem mais chances de alcançar o vice-líder Maranhão, dono de nove pontos. O MAC tem um ponto a menos do que o líder Cordino no Grupo B.O Grupo A, por sua vez, tem o melhor clube do Maranhense. O Sampaio Corrêa venceu todas as suas quatro partidas. O clube de São Luís ostenta aproveitamento de 100%. São 12 pontos, contra sete do vice-líder Moto Club. O Papão do Norte briga pela vaga com o São José, dono de quatro pontos.
Apenas quatro clubes defenderam as cores do Acre na última divisão nacionalAcre na Série D: desistência, tropeços, reforço da Série C e quase acesso
No 2º turno, em jogos apenas de ida, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Se um mesmo clube vencer o turno e o returno, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores farão a final do Estadual. Enquanto isso, o último colocado na classificação final - somando a pontuação dos dois turnos e do mata-mata - será rebaixado à Série B.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017. O vice-campeão, por sua vez, ficará com as vagas na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017.