São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A conta com representantes de nove estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Santa Catarina). Mas pelo histórico dos pontos corridos é possível imaginar que só quatro estados são permitidos na zona da Libertadores.
São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são figurinhas carimbadas no torneio mais importante da América do Sul. Clubes desses estados, aliás, integram o G4 do atual Brasileirão. Desde 2006, quando a Série A passou a ter o formato com 20 clubes, o G4 troca de times, mas mantém a presença de paulistas, cariocas, gaúchos e mineiros.
A última vez que um clube fora deste círculo se classificou para a Libertadores - através das vagas do Brasileirão - aconteceu em 2006. Na oportunidade, o Paraná garantiu vaga no torneio sul-americano com a 5ª colocação. O Tricolor paranaense aproveitou a presença do Internacional, então campeão da Libertadores, dentro do G4 para ficar com a última vaga.Com dez clubes já classificados, restam apenas seis vagas e 15 clubes na disputa
Leia a notícia completaOs rivais Flamengo e Fluminense, por sua vez, estiveram presentes três vezes no G4. Em duas oportunidades, Santos, Internacional e Corinthians garantiram a classificação pelo Nacional. Já o Palmeiras e o atual campeão Atlético Mineiro estiveram por lá uma vez cada.
Para tentar acabar com a hegemonia de certos clubes e estados, a esperança está com Atlético Paranaense, Coritiba, Vitória, Goiás, Bahia, Criciúma e Náutico.