São Paulo - A temporada ainda não entrou no último mês do ano, mas o futebol nacional já conhece os quatro campeões das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Corinthians e Vila Nova estavam por dentro do caminho do título em suas divisões, enquanto os xarás Botafogo's fizeram história com conquistas inéditas.
Vitor Silva / BFRÉ CAMPEÃO! Botafogo fez história ao conquistar o inédito título da Série B do Brasileirão! O Corinthians, na última quinta-feira, se sagrou campeão pela sexta vez no Brasileirão. Nos pontos corridos já são três títulos, igualando recorde de São Paulo e Cruzeiro. Até conquistar o título, o Timão obteve aproveitamento de 73,3%. O time de Cássio, Gil, Elias, Jadson, Renato Augusto e cia. ostenta, após 35 rodadas, 23 vitórias (15 em casa e oito fora), oito empates (um como mandante e sete como visitante) e quatro derrotas (uma diante da torcida e três fora). O Corinthians ainda apresenta a melhor campanha como mandante (90,2%) e a melhor campanha como visitante (57,4%).
Na Série B, o Botafogo voltou à elite em grande estilo. Além do acesso, o Glorioso obteve o inédito título. O clube carioca, hoje, ostenta o maior número de vitórias (21), o menor número de derrotas (8), o melhor ataque (60) e a melhor defesa (30). Ao longo das 37 rodadas, a Estrela Solitária conquistou 21 triunfos (11 em casa e dez fora), oito empates (quatro como mandante e quatro como visitante) e oito derrotas (três diante da torcida e cinco fora), além de 60 gols a favor e 30 contra. O aproveitamento na Série B é de 64%, sendo que o desempenho pula para 68,5% em casa. Atuando como visitante, o aproveitamento do Fogão é de 59,6%.
Se o Corinthians foi campeão na quinta-feira e o Botafogo festejou na sexta, o Vila Nova deu a volta olímpica no sábado. Este é o segundo título do Tigrão na Série C, igualando a marca do Atlético Goianiense. A campanha do Vila Nova na conquista do título de 2015 tem 13 vitórias (oito em casa e cinco fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e seis derrotas (duas diante da torcida e quatro fora), além de 31 gols a favor e 16 contra.
Enquanto isso, o primeiro campeão das quatro divisões foi o Botafogo, de Ribeirão Preto. O clube paulista faturou o título da Série D no sábado, 14 de novembro. Esta foi a primeira conquista nacional do Pantera e o primeiro título na divisão do Estado de São Paulo. Ao longo das 16 partidas, o Botafogo conquistou sete vitórias (seis em casa e uma fora), sete empates (um como mandante e seis como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 20 gols a favor e nove contra. Aproveitamento de 58,3%.