Paraná - O Paraná, primeiro clube rebaixado na edição 2018 do Campeonato Brasileiro da Série A, entrou para ingrata lista dos degolados mais de uma vez nos pontos corridos de 2006 para cá, segundo levantamento do Sr. Goool. O Tricolor já havia descido para a Série B em 2007. Ao todo, 31 clubes amargaram o descenso no período analisado.
Além do Paraná, Santa Cruz-PE, Portuguesa-SP, Coritiba-PR, Náutico-PE, Sport-PE, Vitória-BA, Goiás-GO, América Mineiro-MG e Atlético Goianiense-GO também caíram em duas oportunidades. Vitória e América ainda lutam contra o descenso na atual temporada e poderão se juntar aos recordistas no quesito.Ponte Preta-SP, Figueirense-SC, Vasco-RJ e Avaí-SC são os clubes que mais desceram de divisão desde 2006 - três vezes cada. Ainda houve os rebaixamentos de Fortaleza-CE, São Caetano-SP, Corinthians-SP, Juventude-RS, América de Natal-RN, Ipatinga-MG, Santo André-SP, Guarani-SP, Grêmio Prudente-SP, Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, Palmeiras-SP, Bahia-BA, Botafogo-RJ, Criciúma-SC, Joinville-SC e Internacional-RS.
Em relação aos estados são 11 com descenso no currículo. O Paraná chegou a sua quinta queda. Os paranaenses estão atrás do recordista São Paulo (11), além de Santa Catarina (8) e Pernambuco (6). Rio de Janeiro e Goiás, enquanto isso, têm quatro rebaixamentos cada, um a mais do que Minas Gerais e Bahia. Já Ceará e Rio Grande do Sul acumulam dois descensos. Por fim, o Rio Grande do Norte aparece com uma queda.
Clube de Varginha caiu pela segunda vez desde 2006 e deixou os mineiros com cinco descensos
Leia a notícia completaO lanterna não vence há 18 jogos, sendo 13 derrotas e cinco empates. São mais de três meses sem comemorar. O último triunfo ocorreu em 22 de julho pela 14ª rodada - 1 a 0 sobre o América Mineiro. A boa notícia, se é que existe após o rebaixamento confirmado, é que o Paraná voltará a enfrentar o América Mineiro, sua última vítima, no próximo sábado, às 17 horas, pela 33ª rodada no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR
2018
Paraná-PR