Minas Gerais - O Olímpia pode se dar bem contra rivais brasileiros em anos de conquistas da Libertadores. Mas nas duas edições em que enfrentou o Atlético Mineiro na competição sul-americana não conseguiu sair de campo com a vitória. Olímpia e Galo começarão a disputar o título da Libertadores 2013, nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
Com aproveitamento superior a 80%, finalistas da Libertadores só empataram uma como mandante
Leia a notícia completaEm 1981, Olímpia e Atlético Mineiro não saíram do empate sem gols no Paraguai, também pela Primeira Fase. Mas o Galo conseguiu vencer, por 1 a 0, no jogo de volta. Os adversários desta quarta-feira ainda têm um encontro pela extinta Copa Conmebol.
Pela final do torneio em 1992, o clube brasileiro triunfou, em casa, por 2 a 0. No jogo de volta, mesmo com a derrota, por 1 a 0, o Atlético ficou com o primeiro título da história da Copa Conembol.
Campeões!
A Argentina lidera com folga e 22 títulos. O Brasil soma 16, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians - atual campeão -, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira os duelos entre Olímpia e Atlético Mineiro pela Libertadores:
1972
Primeira Fase
Atlético Mineiro 0 x 0 Olímpia
Olímpia 2 x 2 Atlético Mineiro
1981
Primeira Fase
Olímpia 0 x 0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 1 x 0 Olímpia