São Paulo - As Seleções de Gana e Mali se enfrentarão, neste sábado, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Mandela Bay, Port Elizabeth, pela medalha de bronze na Copa Africana de Nações. Se depender do histórico e do confronto da primeira fase, Gana pode começar a festejar.
Clubes da capital levam pequena vantagem sobre o interior: 12 lideranças a 10
Leia a notícia completaA campanha de Gana foi de duas vitórias e um empate, além de seis gols a favor e dois contras. Já Mali terminou com um triunfo, um empate e uma derrota - dois tentos a favor e dois contra. Nas quartas-de-final, Gana passou por Cabo Verde, por 2 a 0, enquanto Mali eliminou a anfitriã África do Sul apenas nos pênaltis. Após empate, por 1 a 1, no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, o triunfo veio com os 3 a 1 nas penalidades máximas.
As eliminações nas semifinais também foram contrastantes. A Seleção de Mali foi presa fácil diante da Nigéria e apanhou de 4 a 1. Por outro lado, Gana vendeu caro a desclassificação para a sensação Burkina Faso. No tempo normal, as Seleções empataram, por 1 a 1. Na prorrogação, o placar não saiu do zero. A eliminação foi consumada nos pênaltis, na derrota, por 3 a 2.
Historicamente, Gana também é superior a Mali. Além dos quatro vice-campeonatos, Gana ainda ostenta quatro títulos da Copa Africana de Nações (1963/1965/1978/1982). Mali, por sua vez, tem um vice-campeonato em 1972.
Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas-de-final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira os últimos jogos da Copa Africana de Nações:
Disputa da 3º lugar
Sábado
16h
Gana x Mali