Pernambuco - O Campeonato Pernambucano 2015 começará, neste domingo, com quatro jogos e terá cobertura total do Sr. Goool. Dos oito clubes, só o América é da capital Recife. E se depender do histórico do Estadual, apenas o Mequinha terá chances de brigar pelo título entre os clubes que disputarão a fase inicial. Na centenária história do Campeonato de Pernambuco, não há registro de campeões do interior. Só clubes da capital conseguiram dar a sonhada volta olímpica.
O América, por exemplo, foi campeão seis vezes, sendo a última na longínqua temporada de 1944. Mas para sonhar com o título, o América terá que passar pelo 1º turno que homenageará o governador morto Eduardo Campos. Nesta primeira parte do Estadual, apenas os dois melhores colocados se classificarão ao Hexagonal do Título que terá Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport - atual campeão.Todos os outros seis clubes terão que disputar o Hexagonal da Permanência, que nada mais é do que a disputa contra o rebaixamento. Para não entrar nesta luta, o América terá que superar os rivais do interior. E no 1º turno, os clubes de fora da capital são maioria no Estadual Pernambucano.
Rodada de domingo rebaixará dois clubes para a Série B do Brasileirão de 2015
Leia a notícia completaCaruaru, por exemplo, reina com dois clubes na elite. A 130 km de Recife, a cidade se divide entre Central e Porto. Santa Cruz do Capibaribe, por sua vez, torce pelo Ypiranga e fica a 190 km do centro de Pernambuco. Já Pesqueira, que conta com o clube homônimo, está a 215 km da capital. Mas é Serra Talhada que está mais longe da capital, a 415 km.
Na 1ª rodada, o América estreará, em casa, contra o Central, às 16 horas (horário de Brasília). Todos os outros confrontos serão às 17 horas. O Porto pegará o Serra Talhada, enquanto Vera Cruz e Atlético Pernambucano reeditarão o duelo da Série A2.
Mas o confronto que chamará a atenção será entre Ypiranga e Pesqueira. O duelo no Estádio Limeirão, em Santa Cruz do Capibaribe, terá a estreia da assistente Fernanda Colombo Uliana. Catarinense, ela foi contratada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), assim como o árbitro Marcelo de Lima Henrique, que apitava pelo Rio de Janeiro.
Regulamento:
No 1º turno do Campeonato Pernambucano, oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados se juntarão a Santa Cruz, Salgueiro, Náutico e Sport no Hexagonal do Título. Enquanto isso, os outros seis clubes disputarão o Hexagonal da Permanência na luta contra o rebaixamento.
No Hexagonal do Título, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais. Essa fase, assim como a final e a disputa do 3º lugar, serão definidas no mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols.
No Hexagonal do Rebaixamento, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2.
O campeão, o vice e o 3º colocado vão garantir vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2016. O campeão do 1º Turno terá vaga na Série D 2015 e a segunda vaga será do clube melhor colocado no Estadual, desde que já não esteja nas Séries A, B ou C.