Pernambuco - O Pesqueira não resistiu a sua quarta luta seguida contra o rebaixamento no Campeonato Pernambucano. Com uma rodada de antecedência, a Águia do Agreste, como o clube é conhecido por seus torcedores, amargou o descenso à Série A2 após o empate, por 1 a 1, em casa, ante o Atlético Pernambucano. Este é o primeiro rebaixamento da temporada 2016. Hoje, o Pesqueira amarga a lanterna do Hexagonal da Permanência com oito pontos e não tem mais chances de escapar por causa do confronto direto entre Porto (10) e Vitória (11) na rodada final.
Durante todo o Estadual, o clube do interior não conseguiu vencer no Estádio Joaquim José de Brito, em Pesqueira. Foram dois triunfos como visitante, sete empates (quatro em casa e três fora) e seis derrotas (quatro como mandante e duas como visitante), além de dez gols a favor e 15 contra.
No 1º turno, para se ter uma ideia, o Pesqueira terminou na lanterna com apenas cinco pontos. Naquela oportunidade, só os líderes dos dois grupos teriam vaga no Hexagonal do Título, enquanto o restante lutaria contra o rebaixamento. Desta vez, porém, a Águia não voou.
O Pesqueira cumprirá tabela no sábado, às 16 horas, contra o Serra Talhada, fora de casa, pela 10ª e última rodada do Hexagonal da Permanência.
Quatro edições...
Clube do interior lidera o Estadual e ainda ostenta a segunda melhor média de público
Leia a notícia completaEm sua primeira participação na elite pernambucana, em 2013, o Pesqueira escapou do rebaixamento com 11 vitórias (oito em casa e três fora), sete empates (dois como mandante e cinco como visitante) e oito derrotas (três diante da torcida e cinco fora), além de 48 gols a favor e 32 contra. Aproveitamento de 51,3%.
O desempenho do clube do interior caiu para 46,2% na temporada seguinte. Mas mesmo assim, o Pesqueira fugiu da degola com dez triunfos (seis em casa e quatro fora), seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e dez derrotas (seis diante da torcida e quatro fora), além de 29 tentos a favor e 27 contra.
Já em 2015, a campanha do Pesqueira contabilizou aproveitamento de 47,2% com nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), sete empates (seis como mandante e um como visitante) e oito derrotas (uma diante dos torcedores e sete fora), além de 28 bolas nas redes a favor e 26 contra.