São Paulo - A Copa do Brasil terá os jogos de volta da Terceira Fase nesta quarta e quinta-feira. Entre os 20 clubes, dois já foram eliminados em seus Campeonatos Estaduais. E nas curiosidades da bola, quis o destino que a dupla disputasse a mesma vaga. Sampaio Corrêa e Ponte Preta se enfrentarão nesta quinta, às 19h15, no Estádio Castelão, em São Luís. Na ida, maranhenses e paulistas empataram sem gols em Campinas, interior de São Paulo. Novo empate levará a decisão para os pênaltis.
A eliminação do Sampaio Corrêa foi surpreendente. Afinal, o Tricolor defendia o título no Estadual Maranhense e vinha animado pelo acesso na Série C do Brasileirão. Sem falar que a queda aconteceu com uma rodada de antecedência. O Sampaio somou apenas dez pontos, um a menos do que o 4º colocado. Em dez rodadas, o clube de São Luís obteve três vitórias, um empate e três derrotas, além de dez gols a favor e sete tomados. Aproveitamento modesto de 47,6%.A Ponte Preta, por sua vez, não causou tanta surpresa. A Macaca já não vinha bem desde o ano passado, quando foi rebaixada à Série B. O clube paulista ainda terminou a Primeira Fase com apenas seis gols marcados em 12 jogos. Média de 0,5 por partida. Como comparação, Bruno Mendes, atacante do rival Guarani, acumula oito tentos na Série A2 Paulista. Ao empatar sem gols com a Ferroviária, a Ponte Preta, ao menos, escapou do rebaixamento. A campanha da Macaca teve dois triunfos, seis empates e quatro derrotas, além de oito gols tomados e aproveitamento de 33,3%.
Com exceção da dupla, todos os outros clubes da Terceira Fase da Copa do Brasil seguem com chances de título nos Estaduais. A atual etapa da Copa do Brasil conta com participantes das quatro divisões nacionais, enquanto que a representatividade dos estados diminuiu. Em relação aos estados, a Copa do Brasil - que começou com clubes de todo o país - ficou reduzida a 13 territórios: Paraná e São Paulo (3), Santa Catarina, Ceará e Goiás (2), Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão e Bahia (1).
Igualdades equivalem a 30,4% do total de partidas, enquanto os duelos sem gols chegam a 57,1%
Leia a notícia completaNas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.