Pernambuco - O Porto, no último sábado, se juntou ao Pesqueira e também foi rebaixado à Série A2 do Campeonato Pernambucano. O clube de Caruaru só empatou com o Vitória, por 1 a 1, e acabou com a segunda pior campanha do Estadual. O aproveitamento do Porto, aliás, chama a atenção para um fato. Em 2016, o desempenho do clube do interior foi melhor do que o apresentado em 2014, quando o Porto chegou ao Hexagonal do Título.
Apenas um clube supera a marca de dez mil pagantes e quatro ultrapassam os cinco mil fãs
Leia a notícia completaHá dois anos, o Porto terminou o Estadual na lanterna do Hexagonal do Título com aproveitamento geral de apenas 34,6%. Juntando o 1º turno e o Hexagonal fora oito vitórias (cinco em casa e três fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e 15 derrotas (seis diante da torcida e nove fora), além de 20 gols a favor e 36 contra.
Fundado em 30 de julho de 1993, o Clube Atlético do Porto chegou a ser vice-campeão pernambucano em 1997 e 1998. O clube está na elite - ininterruptamente - desde 2004. Neste período, o Porto chegou a ficar na 4ª colocação em 2007 e 2011. No ano passado, porém, o Porto já dava sinais de fraqueza. O clube de Caruaru disputou o Hexagonal da Permanência, mas conseguiu escapar da degola com a melhor campanha da fase. Em 2016, contudo, o descenso se tornou realidade.