São Paulo - O Porto, antes mesmo de entrar em campo pela 33ª e penúltima rodada, confirmou o título da Primeira Liga graças ao empate sem gols entre os rivais Sporting e Benfica no último sábado. A dupla parou nos 78 pontos e já não pode mais alcançar o líder. Desta forma, os Dragões encerram a sequência de quatro títulos das Águias e seguem sendo os únicos pentacampeões de Portugal.
O Benfica, maior campeão do país com 36 conquistas, havia vencido as últimas quatro temporadas e buscava o inédito penta. O clube de Lisboa, no entanto, não conseguiu parar o Porto que chegou a seu 28º título. O atual campeão é o segundo maior vencedor da Primeira Liga. Sem falar que os Dragões são os únicos que ostentam cinco títulos seguidos no Campeonato Português (1994/1995 a 1998/1999).O Porto estava na seca desde 2012/2013. A campanha atual teve nada menos do que 26 vitórias (15 em casa e 11 fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e só duas derrotas longe da torcida, além de 79 gols a favor e 17 tentos tomados. Aproveitamento de 85,4%. O Porto é o clube que mais venceu, aquele que menos perdeu e o dono da melhor defesa.
De 2013 para cá, nenhum campeão chegou à final da temporada seguinte no torneio regional
Leia a notícia completaEntre os principais campeonatos europeus, o Porto é o quinto campeão e se junta a Bayern de Munique na Bundesliga, Barcelona na La Liga, PSG na Ligue 1 e Manchester City na Premier League. Resta apenas a definição na Lega Serie A. O Campeonato Italiano está entre Juventus e Napoli.