São Paulo - A Inglaterra pode ser a atual campeã da UEFA Europa League, mas na Segunda Fase da edição 2019/2020 será Portugal que dará as cartas. Os portugueses contarão com quatro representantes, um a mais do que ingleses, espanhóis e alemães, segundo levantamento do Sr. Goool.
Eliminado na UEFA Champions League, o Benfica ficou em 3º lugar no seu grupo e se juntou a Sporting, Braga e Porto, todos classificados na fase de grupos da UEL. O Porto, por sinal, foi o último campeão do seu país na Europa League. A volta olímpica foi dada em cima do Braga em 2010/2011. A última final, no entanto, foi com o Benfica, vice em 2013/2014.A Inglaterra, que festejou com o Chelsea na edição passada, terá no mata-mata o atual vice-campeão Arsenal, além de Wolverhampton Wanderers e Manchester United. Maior campeã da UEL, a Espanha segue forte com Sevilla, Getafe e Espanyol. O Sevilla é o maior vencedor do torneio com cinco voltas olímpicas.
A Alemanha é mais um país com três participantes (Eintracht Frankfurt, Wolfsburg e Bayer Leverkusen). Escócia (Celtic e Rangers), Bélgica (Gent e Club Brugge), Áustria (LASK Linz e Salzburg), Itália (Roma e Internazionale) e Holanda (AZ e Ajax) também terão mais de clube na Segunda Fase. Ao todo, 18 países seguem na briga.
Etapa inicial terá 40 jogos em duelos apenas de ida e com o empate favorecendo os visitantes
Leia a notícia completaEm relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, sendo seis na antiga Taça das Cidades com Feiras que foi a precursora da UEL, contra 13 da Inglaterra - quatro da Taça das Cidades - e dez da Itália - um da Taça das Cidades. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia - via Taça das Cidades - e Hungria - via Taça das Cidades.
Regulamento:
Da Segunda Fase até a semifinal, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira os clubes classificados à Segunda Fase da UEFA Europa League:
Portugal (Sporting, Porto, Braga e Benfica)
Espanha (Sevilla, Getafe e Espanyol)
Inglaterra (Arsenal, Wolverhampton Wanderers e Manchester United)
Alemanha (Eintracht Frankfurt, Wolfsburg e Bayer Leverkusen)
Escócia (Celtic e Rangers)
Bélgica (Gent e Club Brugge)
Áustria (LASK Linz e Salzburg)
Itália (Roma e Internazionale)
Holanda (AZ e Ajax)
Chipre (APOEL)
Suécia (Malmö)
Dinamarca (Copenhague)
Suíça (Basel)
Romênia (CFR Cluj)
Bulgária (Ludogorets)
Grécia (Olympiacos)
Turquia (Istanbul Basaksehir)
Ucrânia (Shakhtar Donetsk)