Rio Grande do Norte - Muitos Estaduais são restritos aos chamados grandes clubes. A maioria das competições tem sempre os mesmos vencedores. No Campeonato Potiguar, porém, a situação é diferente. É verdade que os dois grandes da capital - ABC e América - ainda dominam o cenário, mas no século XXI a variedade tem sido grande no quesito campeões. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, de 2001 para cá, seis clubes diferentes deram volta olímpica no Estadual do Rio Grande do Norte.
Entre estes seis campeões, apenas o ASSU não disputará o Potiguar 2015. O clube da cidade homônima foi campeão em 2009. Esta é a única conquista do ASSU. Mas quem abriu a série de títulos no novo século foi o Coríntians. O clube de Caicó abocanhou a edição de 2001. Atual campeão, o América também levou os títulos de 2002, 2003 e 2012. Ao todo, o Mecão soma 39 conquistas.O maior campeão do Estado é o ABC. O Mais Querido, aliás, é o clube no Brasil com o maior número de conquistas estaduais - 52 ao todo. A última foi obtida em 2011. No século XXI, o ABC também deu a volta olímpica em 2005, 2007, 2008 e 2010. Em 2004 e 2013, o Potiguar fez a festa no Rio Grande do Norte. Já o outro campeão no novo século foi o Baraúnas, vencedor da edição 2006.
Alecrim e Santa Cruz, apesar de ainda não terem conquistado título no século XXI, estão na lista de campeões do Estado. O Alecrim tem sete conquistas, enquanto o Santa Cruz ostenta uma. Dos dez clubes que estarão no Estadual 2015 apenas Força e Luz, que conquistou o acesso na 2ª divisão, Globo e Palmeira nunca foram campeões.
O Potiguar 2015 terá início em 25 de janeiro. O América de Natal irá estrear, em casa, contra o Potiguar. O ABC, por sua vez, pegará o Força e Luz longe da torcida. Já o Baraúnas receberá o Globo, enquanto o Palmeira ficará frente a frente com o Santa Cruz.Regulamento: Levantamento do Sr. Goool mostrará que os dois formatos são bem parecidos dentro e fora de campoDe lugar nenhum a lugar algum! Eterno debate entre mata-mata e pontos corridos
Os dois últimos colocados, por outro lado, disputarão - em duas partidas - quem será rebaixado para a 2ª divisão. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a definição será nos pênaltis.
A Copa RN, com oito clubes, também será disputada em sistema de pontos corridos com jogos de volta. O campeão terá vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2016. Os campeões da Taça Cidade de Natal e da Copa RN se enfrentarão na decisão do Potiguar. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a definição será nos pênaltis. Se um mesmo clube ganhar a Taça Cidade de Natal e a Copa RN será declarado campeão estadual.