São Paulo - A edição 2017/2018 da Primeira Liga será aberta, neste domingo, com o duelo entre Aves, fora da elite desde 2006/2007, e Sporting, na seca de títulos desde 2001/2002. Todos, porém, estarão de olho no Benfica que estreará apenas na quarta-feira contra o Braga. Os rivais não aguentam mais ver a supremacia do clube de Lisboa e tentarão encerrar as marcas do tetracampeão. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos do Campeonato Português. (Para acessar a página da Primeira Liga basta clicar na imagem abaixo ou mudar o select para "2018" no menu "campeonatos").
A primeira é essa mesma: encerrar o ciclo de títulos do Benfica. São 36 conquistas na história, sendo seis no século XXI e quatro nos últimos quatro anos. As Águias ainda acumulam 15 jogos de invencibilidade no Campeonato Português com 11 vitórias e quatro empates. O Vitória de Setúbal, em 30 de janeiro, pela 19ª rodada, foi o último a derrotar o Benfica (1 a 0). E não é só.O Benfica foi campeão sem sofrer uma derrota sequer como mandante na temporada passada (14 triunfos e três empates). O clube de Lisboa não perde ao lado da torcida há 23 confrontos. O rival Porto, em 12 de fevereiro de 2016, bateu o Benfica no Estádio da Luz, por 2 a 1, pela 22ª rodada daquele ano. Falando no Porto, a estreia na atual edição será em casa ante o Estoril.
Os clubes portugueses ainda terão um obstáculo a mais nesta temporada. Com o novo ranking da UEFA, a Primeira Liga perdeu uma vaga na UEFA Champions League. Se até a temporada passada os dois primeiros colocados garantiam vagas na principal fase da UCL, agora, só o campeão entrará na fase de grupos. O vice terá que disputar a preliminar.
Seis dos oitos clubes garantidos nas quartas de final apresentam média inferior a mil pagantes
Leia a notícia completaJá 3º e 4º colocados estarão na UEFA Europa League. Os dois piores clubes, por outro lado, serão rebaixados para a Segunda Liga.
Se mesmo após estes seis critérios persistir a igualdade entre dois clubes será disputado um jogo extra, em campo neutro, com prorrogação e pênaltis. Mas se o empate acontecer com mais de dois clubes, haverá um mini torneio em turno único, também em campo neutro.