Rio de Janeiro - O Flamengo venceu o Vasco, por 2 a 1, no último domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Carioca, diante de 51.085 pagantes. O público do Maracanã é o maior do Brasil na atual temporada e alento ao futebol nacional que padece de arquibancadas cheias. O clássico entre Flamengo e Vasco superou o público de Botafogo e Flamengo no mesmo palco (44.329). Mas ainda assim, tal marca não chega nem próximo do número de pagantes dos principais torneios europeus, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
E antes que alguém reclame por se tratar de um duelo pelo Estadual, no ano passado, o maior público do Brasileirão foi de 58.627 torcedores no duelo entre São Paulo e Cruzeiro no Estádio do Morumbi. Público que também é goleado pelas principais competições mundiais. Se houve clássico no Brasil, também teve rivalidade na Espanha.O Barcelona superou o rival Real Madrid, por 2 a 1, e disparou na liderança da La Liga diante de inacreditáveis 98.760 apaixonados. Isso mesmo! O Camp Nou recebeu quase 100 mil pagantes. Quer desconsiderar este público por ter sido em um clássico com cara de final? Tudo bem.
O segundo maior público da La Liga é de 87.151 pagantes do mesmo Barcelona e diante do inexpressivo Rayo Vallecano. O maior público do Real Madrid aconteceu no clássico contra o Barça (85.450). O menor público do Barcelona é de 60 mil pagantes. O pior desempenho do Real Madrid também está nesta faixa de 60 mil fanáticos. Valencia e Atlético de Madrid também já tiveram públicos superiores ao clássico carioca.
Se a comparação ainda não agradar o torcedor internauta, que tal aferir com um clube que esteve na zona de rebaixamento e amargou por várias rodadas a lanterna? Conheça o Borussia Dortmund, dono de uma das torcidas mais apaixonadas do mundo.Mesmo durante a situação crítica que viveu ao longo da Bundesliga, o BVB lotou as arquibancadas. Não por acaso, o Borussia Dortmund tem os maiores públicos da competição alemã. Em seis partidas, o clube aurinegro colocou 80.667 torcedores em seu estádio. Apenas em dois jogos o Borussia Dortmund não conseguiu 80 mil pagantes. Mas nada de desespero. Os públicos foram de 79.500 apaixonados.
Bayern de Munique, Borussia Mönchengladbach, Schalke 04, Eintracht Frankfurt, Hertha, Hamburger - que está na zona de rebaixamento - e o lanterna Stuttgart são os outros clubes alemães que já tiveram público maior do que Flamengo e Vasco.
Na Lega Serie A são seis públicos maiores do que o apresentado no Rio de Janeiro. O Milan, nos clássicos contra Internazionale e Juventus, superou a marca de 78 mil pagantes. Mas a Roma também passou dos 51 mil cariocas, assim como Lazio e Napoli. Já na Ligue 1 são oito públicos maiores do que o recorde brasileiro. Destaque para o Lens que levou mais de 70 mil apaixonados contra o PSG.Lógico que a tão falada Premier League não iria ficar de fora. O Manchester United é o responsável pelos maiores públicos, sempre superando a casa dos 75 mil torcedores. O Arsenal também faz bonito com os mais de 60 mil pagantes. Até mesmo a Primeira Liga, que tem média pior do que a apresentada pelo Brasileirão, supera a marca verde e amarela. O Benfica já ultrapassou os 60 mil torcedores em duas oportunidades.
Ainda pela Europa, mais precisamente na UEFA Champions League, o Barcelona se classificou para as quartas de final diante de 92.551 apaixonados. O Barça já havia contado com o apoio de 80 mil e 70 mil pagantes. Real Madrid, Roma, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Arsenal são alguns dos clubes que também fazem bonito nas arquibancadas da UCL.Na UEFA Europa League, o maior público é do Beşiktaş que levou 63.324 pagantes ao duelo contra o Liverpool. O Celtic recebeu a Internazionale diante de 58.500 torcedores, enquanto Dynamo Kyiv atuou contra francês Guingamp sob os olhares de 54.308 apaixonados. Números bem superiores aos brasileiros.
De volta ao Brasil...
Índio Mongoió se junta a Catuense que também foi degolada para a 2ª divisão do Estadual
Leia a notícia completaEstadual mais rico do Brasil e com as melhores médias de público, o Paulistão também passa vergonha diante dos rivais europeus. O Palmeiras é sucesso em território nacional, mas se a comparação for com a Europa... O maior público do Estadual de São Paulo é de 32.134 pagantes.
A Copa do Nordeste, que também se destaca em território nacional, ainda não conseguiu público superior a 40 mil apaixonados. O maior público é do Clássico Rei entre Fortaleza e Ceará (36.664). O público do clássico carioca é animador para os atuais padrões brasileiros, mas mostra a verdadeira face do futebol nacional. Melhor não comparar com os internacionais.