Rio Grande do Norte - O ABC é o maior campeão estadual do Brasil. O Mais Querido, ao golear o eterno rival América de Natal, por 4 a 0, no último sábado, garantiu seu 53º título potiguar. Nenhum outro vencedor alcança a marca de 50 voltas olímpicas. Em compensação, quatro clubes - considerando o ABC - já superam o número de 40 conquistas.
Tricolor do Pici superou a final do Cariocão e os públicos do São Paulo na Libertadores
Leia a notícia completaO Sergipe, por sua vez, lidera a lista do seu estado com 34 taças. CRB e Santa Cruz somam o mesmo número de conquistas nos Estaduais Alagoano e Pernambucano, respectivamente (29). Entre os clubes do Brasileirão, Vitória (28), Atlético Paranaense (23) e Santos (22) também ultrapassam os 20 títulos, assim como Inter e Santa Cruz.
Quatro clubes, por outro lado, não chegam a dez títulos. Entre eles está a Chapecoense. O clube catarinense tem se destacado nos últimos anos e, neste domingo, alcançou a quinta volta olímpica. Já o Luverdense, representante mato-grossense na Série B, soma três títulos. Enquanto isso, o Luziânia voltou a fazer história no Distrito Federal.
O clube é goiano, mas atua no Estadual Brasiliense. Pela segunda vez na história, o Luziânia foi campeão do Candangão. Na lista de 18 campeões estaduais há um novato. O Sete de Setembro chegou pela primeira vez à final do Sul-mato-grossense, derrubou o então campeão Comercial e festejou o inédito e histórico título. Parabéns, campeões!
Confira a quantidade de títulos dos campeões estaduais:ABC-RN (53)
Paysandu-PA (46)
Internacional-RS (45)
Fortaleza-CE (41)
Sergipe-SE (34)
CRB-AL (29)
Santa Cruz-PE (29)
Vitória-BA (28)
Goiás-GO (26)
Vasco-RJ (24)
Atlético Paranaense-PR (23)
Santos-SP (22)
Desportiva Ferroviária-ES (18)
América Mineiro-MG (16)
Chapecoense-SC (5)
Luverdense-MT (3)
Luziânia-DF (2)
Sete de Setembro-MS (1)