Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
 
Em 13 de setembro de 2019 às 12:28 - Atualizado em 13 de setembro de 2019 às 14:37

Ricos dominam o Brasileirão, enquanto os outros clubes tentam faturar o caneco mesmo sem grana

É possível vencer o Brasileirão sem estar lá em cima no faturamento?

da Redação -

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A sempre foi marcado pelo equilíbrio. Pegando desde 1971, diversos times foram campeões, desde os maiores do eixo Rio-São Paulo, os gigantes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de clubes do Nordeste (Sport e Bahia), do Paraná (Coritiba e Athletico Paranaense) e até mesmo o Guarani, do interior paulista. Entretanto, essa fase parece ter ficar para trás.

Desde que os clubes começaram a melhorar suas estruturas e agir de forma mais ordenada financeiramente e no marketing, o domínio dos “ricos” no Campeonato Brasileiro é claro. Palmeiras e Corinthians dividiram as últimas quatro edições e o Flamengo, agora, está dando mostras que pode passear no 2º turno.

O que esses três times têm em comum? Eles fazem parte da elite do futebol nacional quando se trata em faturamento. Palmeiras e Flamengo estão no topo. Não é à toa que os dois têm os melhores elencos do Brasil há quase dois anos, pelo menos. Depois de terem começado a década atual patinando, com problemas financeiros e o Palmeiras até sendo rebaixado, ambas as equipes passaram por uma grande reconstrução.

 Palmeiras é o atual campeão do Brasileirão e tem faturado alto no Allianz Parque!DivulgaçãoPalmeiras é o atual campeão do Brasileirão e tem faturado alto no Allianz Parque!
O Palmeiras conseguiu isso ao ganhar um novo estádio em uma parceria de resultado com a WTorre e enchê-lo constantemente. Para melhorar, o patrocínio com a Crefisa, que chegou até a ajudar a contratar jogadores, foi a cereja no bolo. E os resultados em campo logo vieram. Depois de jogar a Série B em 2013, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil em 2015 e Brasileiro em 2016 e 2018. E os cofres foram fundos o suficiente para contratar Dudu, Zé Rafael, Deyverson e pagar salários absurdos para Lucas Lima, Felipe Melo, entre outros.

Na ponta!
Já o Flamengo começou seu processo em 2013, tendo anos de desempenho fraco no Brasileirão. O time não contou com um grande patrocinador, mas o fato de ter uma torcida que supera a população da maioria dos países ajuda e muito. Com o Maracanã cheio, bons negócios e um plano de sócio torcedor forte, o Flamengo aos poucos foi reforçando sua equipe e ainda conseguindo negociar Lucas Paquetá, Vinicius Junior e Leo Duarte por altos valores.

Com o dinheiro trouxe Bruno Henrique por 23 milhões, De Arrascaeta por mais de 60 milhões, Vitinho por 44 milhões e ainda pagar altos salários. Por mais de dois anos os resultados em campo não vieram, o que gerou preocupação nos torcedores e a zoação rival. Mas 2019 parece ser o ano da virada. Jorge Jesus tem comandado o líder do Brasileirão que também chegou às semifinais da Libertadores, fato que não acontecia há mais de 3três décadas.

 Flamengo investiu alto em seu time e trouxe até mesmo o técnico Português Jorge Jesus!Alexandre Vidal / FlamengoFlamengo investiu alto em seu time e trouxe até mesmo o técnico Português Jorge Jesus!
E o Corinthians?
O Corinthians entendeu o mesmo que o Flamengo, sobre não ignorar o potencial de sua torcida, e antes do rival carioca. A chegada de Ronaldo mudou o clube de patamar e essa mentalidade moderna trouxe os maiores títulos, jogadores de nome, um CT novo e um estádio idem.

Entretanto esse último passo pode ter sido exagerado. A Arena ainda não fez receita e as parcelas pesam no orçamento corinthiano. Mesmo tendo o terceiro maior faturamento do Brasil e o desempenho em campo, ainda sendo bom, obriga o time a vender jogadores antes da hora e atrasar algumas contas.

Mas o poderio segue ali e é mais fácil para um rico manter-se no topo do que um médio subir de patamar. Ainda mais recebendo uma boa parcela da televisão, patrocínios e venda de produtos, que

E os outros?
Ainda temos times que movimentam muito dinheiro além dos três e não é reais e centavos que fazem gols. Grêmio, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Internacional, todos eles ainda têm bons desempenhos esportivos. Outro exemplo que pode ser citado de um time de grande tradição é o Bahia pode fazer esse caminho de estar lá em cima, sempre na disputa, mas ele deve ser mais de idas e vindas que constante.

Copa do Brasil 2019 já tem a maior média de público pagante da década

Pela terceira vez desde 2010, média do torneio rompe a barreira dos dez mil pagantes

Leia a notícia completa
A questão é que enquanto esses times precisam depender mais de uma boa geração da categoria de base (Santos), o trabalho incrível de um ídolo (Grêmio com Renato Gaúcho, que quase foi seduzido pelo Flamengo) ou performances constantes, mas não dignas de título (Inter), os três ricos serão sempre favoritos, já que podem contratar jogadores, bons técnicos e pagar os maiores salários.

Gabriel, De Arrascaeta e Bruno Henrique, o trio que está deitando e rolando no Campeonato Brasileiro são provas disso, sendo respectivamente os melhores jogadores de Santos e Cruzeiro em 2018 e seduzidos pelo poder do novo multimilionário do futebol brasileiro. Se antes cada campeonato começava com muitos favoritos, hoje as forças estão bem mais claras.

Mais Notícias

 
© Copyright 2013 - 2024 Sr. Goool - Todos os direitos reservados
  1. Clique no clube para selecioná-lo.
  2. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Agrupe e compare as estatísticas com outros campeonatos.
    Máximo de cinco competições.
  1. Escolha o dia da semana e tenha o total e a média dos clubes;
    Escolha o horário dos jogos e tenha o total e a média dos clubes;
    Clique no clube para selecioná-lo
  1. Clique na coluna para ordená-la. Um clique selecionará a coluna e dois cliques redicionarão os valores do menor para o maior
  1. Clique na coluna para ordená-la do maior para o menor
  1. Tenha informações detalhadas ao clicar nos números de Pontos Ganhos, Jogos, Vitórias, Empates, Derrotas, Gols Pró e Gols Contra;
    Tenha informações detalhadas de público, ingressos e renda ao clicar nos números totais;
  1. Clique no escudo para ir à página do clube selecionado
  1. Clique no nome do profissional para obter maiores informações
  1. Clique no jogo para ir à página do campeonato ou clique no logo do Sr. Placar para ir à página com todos os jogos do dia
  1. Clique no jogo ou na barra do campeonato para cair na página oficial da competição
  1. Escolha no select como deseja ordenar a classificação do campeonato
  1. Clique nas colunas das siglas PG, V, E, D, GP, GC, SG e %A e ordene do maior para o menor. Dois cliques, ordene do menor para o maior;
    Clique no "C" e volte para a classificação oficial.

Reprodução proibida! © 2013 - 2024 Todos os direitos reservados ao Sr. Goool! Leia mais em www.srgoool.com.br
Siga @SrGoool, Curta e Compartilhe www.facebook.com/srgoool