São Paulo - São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com mais títulos na Série A do Campeonato Brasileiro. Sem falar que só paulistas e cariocas contam com oito grandes clubes do naipe de Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Mas nas últimas temporadas, os estados sofreram baixa. Não por acaso, São Paulo e Rio de Janeiro, finalmente, poderão ter força máxima na próxima edição do Brasileirão, fato que não acontece desde 2012.
Apenas uma vez o clube paulista ficou abaixo do Top 10 na Série A desde 2003
Leia a notícia completaHá três anos, o Palmeiras até conquistou o acesso na Série B, mas o Vasco amargaria seu segundo descenso, mantendo o eixo Rio-São Paulo sem a força máxima. Em 2014, o Gigante da Colina conquistaria o acesso. Em compensação, paulistas e cariocas perderiam o Botafogo mais uma vez. Segundo rebaixamento do Glorioso, o primeiro desde a implantação do atual formato. Já em 2015, o Fogão subiria de divisão, enquanto o Vasco completaria sua terceira queda.
O clube cruzmaltino, aliás, pode ter perdido a liderança da Série B há duas rodadas, mas continua forte na briga pelo acesso. Vice-líder, o Vasco soma 54 pontos, um a menos do que o Atlético Goianiense e seis a mais do que o primeiro rival fora da zona do medo. Enquanto isso, no Brasileirão, não há nenhum paulista ou carioca na zona do medo.
A pior situação é do São Paulo que ocupa o 14º lugar com 36 pontos, três a mais do que a zona do descenso. O Botafogo que chegou a passear pela degola já aparece no 7º lugar com 44 pontos, um a menos do que o G6. O Glorioso, aliás, deixou para trás até mesmo o atual campeão Corinthians, 9º colocado com 42 pontos. Já o Fluminense ocupa a 5ª posição com 46 pontos, enquanto o Santos é o 4º colocado com 51. Na liderança há o Palmeiras com 60 pontos, três a mais do que o vice-líder Flamengo.