Rio de Janeiro - O Duque de Caxias foi o primeiro clube rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro em 2014. E o Rio de Janeiro se tornou o 16º Estado com clube degolado à Série D desde que o Nacional passou a ter quatro divisões, em 2009. No último sábado, o clube fluminense perdeu para o Guarani, por 1 a 0, e amargou a queda com três rodadas de antecedência.
Além do Leão, Joinville, América Mineiro e Ceará já sentiram o gostinho da liderança
Leia a notícia completaOs outros clubes que amargaram o descenso são Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC, São Raimundo-PA, Araguaína-TO, Campinense-PB, Salgueiro-PE, Guarany-CE e Rio Branco-AC. No ano passado foram cinco quedas.
Queda anunciada!
O descenso do Duque de Caxias foi confirmado com aproveitamento de apenas 15,6%. Em 15 jogos, o Duque ostenta apenas uma vitória. O lanterna do Grupo B ainda tem quatro empates (três em casa e um fora) e dez derrotas (quatro como mandante e seis como visitante).
O Duque de Caxias fez apenas sete gols (pior ataque) e sofreu 24 (pior defesa). Sem falar que o Duque de Caxias é o clube que menos venceu e o que mais perdeu dentre os 20 representantes do terceiro escalão nacional.
Para piorar ainda mais, o Duque de Caxias tem a segunda menor média de público da Série C. Em sete jogos como mandante, o clube do Rio ostenta média de apenas 217 pagantes, superando apenas o Madureira com 212. O público total do Duque de Caxias chega a 1.517 pagantes. Resta saber se este será o último capítulo do Duque na Série C.
Confira os clubes rebaixados na Série C do Brasileirão:
2009 (Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE, Mixto-MT e Marcílio Dias-SC)
2010 (São Raimundo-PA, Alecrim-RN, Gama-DF e Juventude-RS)
2011 (Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP e Brasil-RS)
2012 (Salgueiro-PE, Guarany-CE, Santo André-SP e Tupi-MG)
2013 (Brasiliense-DF, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Betim-MG e Grêmio Barueri-SP)
2014 (Duque de Caxias-RJ)