São Paulo - River Plate e Boca Juniors, após empatarem por 2 a 2 na La Bombonera, decidirão o título da Libertadores neste sábado, às 18 horas (horário de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Esta será a última decisão com jogos de ida e volta. A partir de 2019 o torneio sul-americano será definido em partida única e campo neutro. Além da histórica conquista, uma vez que a Libertadores jamais havia tido uma final argentina, os eternos rivais também estarão de olho em findar um incômodo jejum no Mundial de Clubes.
A Argentina ainda não venceu o torneio criado pela FIFA em 2000. Quatro clubes hermanos, entre eles River e Boca, tiveram que se contentar com o vice-campeonato. O Boca Juniors sucumbiu diante do Milan em 2007. Dois anos depois, o Estudiantes perdeu do Barcelona. O clube catalão também foi algoz do River Plate em 2015. Uma edição antes, o San Lorenzo foi derrotado pelo Real Madrid.O Boca Juniors, em 2003, foi o último clube argentino a faturar o título mundial ao bater o Milan. O Boca ainda tem a conquista de 2000 em cima do Real Madrid e a de 1977 contra o Borussia Möenchengladbach. O River Plate, enquanto isso, foi campeão mundial em 1986 diante do Steaua Bucareste.
Estadual ainda terá a volta do dérbi de Campinas entre Ponte Preta e Guarani
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.