São Paulo - A Argentina é o país com mais títulos conquistados na Libertadores (22). Nesta quarta-feira, os hermanos colocaram seu 9º clube na final do torneio mais importante da América do Sul. O San Lorenzo, mesmo com a derrota, por 1 a 0, para o Bolívar, superou os bolivianos, uma vez que já havia goleado o rival, por 5 a 0, no jogo de ida. Agora, o San Lorenzo decidirá o título de 2014 diante do Nacional, do Paraguai, que passou pelo Defensor Sporting, do Uruguai. (Confira a página exclusiva do San Lorenzo no Sr. Goool!)
Esta será uma final com dois clubes que jamais haviam chegado a decisão da Libertadores. Sem falar que San Lorenzo e Nacional se classificaram com as piores campanhas na fase de grupos. O Nacional, pior de todos, somou oito pontos e se classificou com saldo negativo de dois gols. O San Lorenzo, por sua vez, conseguiu a mesma pontuação, mas teve saldo positivo de um tento.
Entre os oito clubes argentinos que já decidiram à final da Libertadores - Boca Juniors, Independiente, River Plate, Racing Club, Estudiantes, Argentinos Juniors, Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield - apenas o Newell's Old Boys não foi campeão.O NOB debutou em uma decisão em 1988, quando sucumbiu diante do Nacional, mas este era representante do Uruguai. Já na decisão da Libertadores de 1992, o algoz do Newell's Old Boys foi o São Paulo que conquistaria o primeiro de seus três títulos no torneio.
Campanha!
Diante do Cruzeiro, nas quartas-de-final, a emoção foi mais amena. Após triunfar, por 1 a 0, na Argentina, o San Lorenzo passou de fase com empate, por 1 a 1, em Belo Horizonte. Apenas nas semifinais, os hermanos mudaram um item da receita. O San Lorenzo não deu chances ao Bolívar e goleou o rival, por 5 a 0. Na volta, a classificação foi obtida mesmo com a derrota, por 1 a 0, em La Paz.
Na atual edição, dois clubes paulistas estão com chances de classificação às quartas-de-final
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 22 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.