São Paulo - São Paulo é um dos principais Estados quando o assunto é futebol. Não por acaso, os paulistas têm o maior número de títulos nas divisões do Brasileirão (28), o maior número de representantes nas Séries A, B, C e D e estão próximos de dar a sétima volta olímpica nos pontos corridos da elite. Mesmo diante de tal currículo, São Paulo não participará, em 2016, de nenhum Regional. O mesmo acontecerá com o Estado de Goiás.
Chapecoense poderá pegar a vaga do Criciúma após a atualização do ranking da CBF
Leia a notícia completaOs Regionais ganharam força com o retorno da Copa do Nordeste em 2013. Não por acaso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incluiu Maranhão e Piauí, até então desprezados, na disputa nordestina. Com o sucesso de público nas disputas regionais, a mesma entidade criou a Copa Verde.
A Copa Verde abrange clubes do Norte, Centro-Oeste (com exceção de Goiás) e o Espírito Santo, do Sudeste. O torneio, em 2016, vai para a sua terceira edição. Apesar de não ter a mesma força em campo e nas arquibancadas vista na Copa do Nordeste, a Copa Verde também garante ao campeão uma vaga na Copa Sul-americana.
Mesmo diante de resultados tão positivos com os Regionais, os dirigentes paulistas e os goianos se isolaram e preferiram seguir apenas com o Paulistão e o Goianão, respectivamente. Entre os campeões brasileiros, além dos paulistas, apenas Vasco e Botafogo não disputarão Regionais em 2016. Decisão acertada? Só na próxima temporada poderemos saber!
*Quando esta matéria foi ao ar, mencionava apenas São Paulo. Mas na verdade, Goiás também ficará fora dos Regionais. Apesar do Luziânia ter atuado pela Copa Verde em 2015, tal clube joga sob a bandeira do Distrito Federal e, não, de Goiás. Agradecimento especial aos torcedores internautas Isac Pires Oliveira e Luiz Flávio Carvalho pelo alerta.