São Paulo - O Sr. Goool foi presenteado, pelo torcedor internauta Cristiano Abud, com um levantamento completo da pontuação dos 12 maiores clubes do Brasil ao longo da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro da Série A. Esta planilha completa a saga do Sr. Goool que, nos últimos dias, revelou a pontuação dos clubes nas Séries A, B, C e D - de 2009 para cá -, assim como ao longo dos pontos corridos nas duas principais divisões nacionais.
Mesmo não tendo participado da Taça Brasil e só ter ganho campeonatos na era do Brasileirão, o São Paulo é o clube com a maior pontuação de 1959 para cá. Seis vezes campeão nacional - sendo um inédito tri ao longo dos pontos corridos -, o Tricolor paulista acumula 1.859 pontos. O São Paulo anotou 52 pontos no Robertão, 994 de 1971 até 2002 e mais 813 nos pontos corridos.
O São Paulo supera com folga os dois maiores campeões nacionais Santos e Palmeiras. A dupla paulista acumula oito títulos cada. Cinco vezes campeão da Taça Brasil, o Peixe ostenta 60 pontos na competição. No geral, o Santos - que ainda tem um título do Robertão e dois do Brasileirão - tem 1.771 pontos.O Palmeiras, por sua vez, está em pior situação. O Verdão - por conta de dois rebaixamentos - acumula "apenas" 1.670 pontos. A melhor pontuação aconteceu de 1971 até 2002, quando o Palmeiras somou 984 pontos. Não por acaso, o clube de São Paulo - neste período - abocanhou quatro títulos nacionais. Se os maiores campeões do Brasil estão longe do São Paulo, o Internacional aparece no retrovisor.
Três vezes campeão nacional, o Colorado acumula 1.840 pontos. O Inter participou de todos os torneios nacionais. O mesmo acontece com o Cruzeiro - atual bicampeão brasileiro - e na 3ª colocação do ranking de pontos. A Raposa acumula 1.834 pontos. Apenas São Paulo e Corinthians, neste Top 12, não disputaram todos os torneios nacionais.O Corinthians ocupa a 6ª colocação com 1.740 pontos. Mas ainda assim, o Timão está bem a frente do lanterna Botafogo. Rebaixado no Brasileirão, o Glorioso soma 1.470 pontos. As últimas colocações, por sinal, são de clubes do Rio de Janeiro. Neste ranking foram considerados apenas os quatro chamados grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos dois maiores de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Explicações...
Haverá duelo de xarás e confronto de velhos conhecidos no torneio nacional em 2015
Leia a notícia completaOs pontos extras conquistados nos campeonatos de 1975*, 1976* e 1977* (*Vitória por mais de dois gols de diferença), 1978** (**Vitória por mais de três gols de diferença) e 1988*** (***Vitória nos pênaltis após empate no tempo normal) foram mantidos.
Em 2003, estão computados os pontos conquistados via Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - Corinthians, Fluminense e Internacional ganharam dois pontos cada no tapetão. Em 2013, a pontuação do Flamengo também reflete a decisão do STJD de puni-lo com a perda de quatro pontos.