São Paulo - O Estado de São Paulo conta com 645 municípios. Dezesseis terão representantes na Série A1 do Campeonato Paulista em 2015 - uma cidade a mais em relação a temporada 2014. Só as cidades de Campinas e São Paulo terão mais de um clube na elite estadual, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
São Paulo será representada por quatro clubes. O quarteto paulistano é velho conhecido do torcedor. Há o Corinthians, maior campeão do Estado, o Palmeiras, segundo maior vencedor, o São Paulo, terceiro clube que mais deu voltas olímpicas e que está na seca desde 2005, e a Portuguesa, sem levantar o caneco desde 1973.
Se São Paulo não tem novidades, Campinas inova com um dos seus representantes. A Ponte Preta já é de casa e chega forte com o acesso à elite do Brasileirão. Com o rival Guarani na Série A2 (equivalente a 2ª divisão), a missão de também representar os campineiros será do jovem Red Bull. Fundado apenas em 2007, o Toro Loko - como o clube é conhecido por seus torcedores - foi vice-campeão da Série A2 em 2014.O vencedor foi o Capivariano. O clube levará o nome de Capivari pela primeira vez na elite estadual. Outros dois clubes que conquistaram o acesso foram São Bento e Marília. Se a cidade de Marília volta para a Série A1, Sorocaba segue com um representante. Em 2014, o Atlético representou o município, mas foi rebaixado e ainda viu o Bentão subir um degrau no Paulista.
Ribeirão Preto também ficou com um só clube na elite. O Comercial acabou rebaixado e a cidade será representada apenas pelo Botafogo. Uma das novidades em 2015 será a o Osasco Audax. O Audax, que tinha sede em São Paulo, se mudou para Osasco e garantiu mais uma cidade no Paulistão.
Mas nenhuma cidade está mais feliz do que Itu. Afinal, o Ituano é o atual campeão. Mogi Mirim também está em festa. O Sapão da Mogiana não só se manteve na elite estadual como ainda subiu para a Série B do Brasileirão. A Série A1 do Paulista ainda contará com clubes de São Bernardo do Campo, Rio Claro, Lins, Bragança Paulista, Penápolis, Santos e Piracicaba.Pulinho?
A cidade mais distante da capital São Paulo é Penápolis (490 km). Mas a rota Marília-São Paulo também dará trabalho (438 km). O mesmo acontecerá para os clubes que jogarão em Lins ou para o Linense se deslocar até São Paulo (429 km). De Ribeirão Preto até a capital serão aproximadamente 315 km.
Enquanto isso, Osasco fica colado em São Paulo - distante apenas 18 km. São Bernardo do Campo está a 22 km da capital estadual. Santos também não é longe de São Paulo (77 km). Sorocaba (87 km), Bragança Paulista (88 km) e Campinas (99 km) são outras cidades a menos de 100 km de São Paulo.
Sr. Goool traz a lista completa de todos os clubes que subiram para as Séries A, B ou C
Leia a notícia completaRegulamento:
Os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco clubes cada. Os clubes enfrentarão apenas os rivais dos outros grupos em 15 jogos. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Por outro lado, os quatro piores na classificação geral serão rebaixados.
As quartas de final e a semifinal serão disputadas em jogo único. Apenas a decisão terá jogos de ida e volta. O Paulistão 2015 terá início em 1º de fevereiro, após as férias e a pré-temporada dos clubes.