São Paulo - São Paulo, Botafogo, Bahia, Atlético Paranaense, Coritiba e Guarani são os únicos campeões do Campeonato Brasileiro da Série A que ainda não têm na galeria o título da Copa do Brasil. Todos os outros vencedores da elite nacional já levaram, ao menos, um título do torneio que dá ao campeão uma vaga para a Libertadores. A pior situação é do Bugre que não disputará a edição 2015 da Copa do Brasil. O Guarani é um dos seis clubes da Série C que estarão fora do torneio nacional.
Seis vezes campeão do Brasileirão, o São Paulo já chegou à final da Copa do Brasil, mas amargou o vice em 2000. Um ano antes, o Botafogo também bateu na trave. No Brasileirão, porém, o Glorioso ostenta duas conquistas. O Bahia também tem dois títulos do Nacional, mas na Copa do Brasil sequer chegou à final.Campeão do Brasileiro, em 2001, o Atlético Paranaense foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2013. Já o rival Coritiba levou a Série A de 1985, mas perdeu o título da Copa do Brasil em duas oportunidades. O Coxa foi vice-campeão nas temporadas de 2011 e 2012.
Na Copa do Brasil 2015, o São Paulo - como disputa a Libertadores - entrará no torneio nacional apenas nas oitavas de final. O Botafogo, por sua vez, pegará o xará paraibano na Primeira Fase. O desafio do Bahia será diante do Nacional, do Amazonas. Enquanto isso, o Furacão enfrentará o Remo, do Pará. Já o Coritiba terá pela frente o Villa Nova, de Minas Gerais. Nas duas primeiras fases, se o visitante vencer por dois ou mais gols de diferença, eliminará o jogo de volta.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Vozão é o maior vencedor do Estado e ainda brigará pelo pentacampeonato estadual
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.