São Paulo - A Seleção de Senegal soube aproveitar muito bem a segunda chance dada pela FIFA e, nesta sexta-feira, confirmou a classificação para a Copa do Mundo ao vencer a África do Sul, por 2 a 0, no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane. O jogo foi válido pela 2ª rodada da Terceira Fase da Eliminatória África. Na primeira vez que os rivais se enfrentaram, os sul-africanos triunfaram, por 2 a 1, mas a entidade máxima do futebol anulou partida por causa de manipulação de resultado.
Desta vez, porém, Diafra Sakho, aos 12 minutos do 1º tempo, e Thamsanqa Mkhize (contra), aos 38 minutos também da primeira etapa, garantiram os senegaleses no Mundial da Rússia com uma rodada de antecedência. Senegal, líder do Grupo D, chegou aos 11 pontos e já não pode mais ser alcançado por Burkina Faso (6), Cabo Verde (6) e a própria África do Sul (4).A Seleção de Senegal é a terceira representante africana na Copa 2018. Os senegaleses se juntam a Nigéria e Egito. Também já estão no próximo torneio da FIFA: Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Costa Rica, Polônia, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia e Panamá. Tunísia e República Democrática do Congo brigarão pela vaga no Grupo A e Marrocos e Costa do Marfim disputarão no Grupo C.
Sport entrou na degola da Série A, enquanto Santa Cruz e Náutico estão na zona do descenso da Série B
Leia a notícia completaSenegal é praticamente um novato em Copas do Mundo. A seleção africana disputou apenas a edição de 2002 na Coreia do Sul e no Japão. Mesmo sem tradição, Senegal chegou até as quartas de final - eliminada pela Turquia na prorrogação. São duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota em Mundiais, além de sete gols a favor e seis tomados.
Na 6ª e última rodada da Eliminatória Africana, a Seleção Senegalesa cumprirá tabela contra a mesma África do Sul na próxima terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília), em Dakar.