São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro será a última divisão nacional a colocar a bola para rolar. Uma semana após as Séries A, B e C, a edição 2018 terá início neste sábado com cobertura total do Sr. Goool. Entre os 68 participantes haverá mais clubes rebaixados do que campeões estaduais. A tabela completa, a arbitragem de todos os jogos da 1ª rodada, o regulamento e o simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas.
Os Grupos A1 e A5 serão os mais dourados de todos. Afinal, essas chaves contarão com dois campeões. No Grupo A1, o Manaus fez história ao conquistar o inédito bicampeonato amazonense e, agora, terá que encarar o Rio Branco, maior campeão do Acre. A dupla de vencedores terá também Baré e Macapá como adversários. Já o Grupo A5 contará com o bicampeão piauiense Altos, outro que fez história em seu estado, e o Moto Club, melhor do Maranhense.Além desses quatro participantes que já deram a volta olímpica na temporada, há ainda o Sergipe que faturou o título no Sergipano e estará no Grupo A7. O quinteto de campeões, no entanto, fica atrás da lista de clubes rebaixados nos Estaduais. Ao todo, sete integrantes da Série D não começaram bem 2018 e foram degolados em seus estados.
Queda estadual!
A pior situação é do Mogi Mirim. Rebaixado na última Série C, o clube paulista ainda amargou o descenso na Série A3 (equivalente a 3ª divisão) e terá que disputar o último escalão do Paulistão. O Mogi Mirim está no Grupo A17 que tem outro degolado. Trata-se do Prudentópolis que foi "expulso" do Paranaense. Ainda no Sul, o Inter de Lages acabou rebaixado no Catarinense. O Leão aparece no Grupo A15.
A Primeira Fase, jogada entre sábado e segunda-feira, será disputada até 27 de maio. Enquanto isso, a Segunda Fase antecederá a estreia da Copa do Mundo com duelos em 3 e 10 de junho. Já a partir das oitavas de final, a Série D "concorrerá" com o Mundial 2018. A Seleção Brasileira, por exemplo, estreará em 17 de junho, justamente a data marcada para o início das oitavas de final. A decisão da Copa do Mundo será realizada em 15 de julho, mesma data das partidas de ida pelas semifinais da última divisão nacional.
Regulamento:
A Série D 2018 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Goiás, Ponte Preta e Vitória são os únicos que disputam o torneio desde o início
Leia a notícia completaBloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.