São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro, a partir do próximo sábado, dará início ao returno da Primeira Fase. Muitos clubes terão que se recuperar se quiserem sonhar com o acesso. Segundo levantamento do Sr. Goool, 32% dos participantes ainda não venceram na última divisão nacional. Sem falar que cinco desses 22 clubes sofreram derrotas em todas as três partidas do turno.
Mogi Mirim e Santa Rita, nos critérios de desempate, são os piores da Série D. Além das três derrotas, paulistas e alagoanos ostentam saldo negativo de dois gols e seus ataques balançaram as redes em apenas duas oportunidades. Não por acaso o Mogi Mirim ocupa a lanterna do Grupo A17 e o Santa Rita está na última colocação do Grupo A9.A situação também não está nada fácil para o Murici. Dono da pior defesa do último escalão nacional - dez gols tomados -, o clube de Alagoas também acumula três derrotas e sete gols negativos, mas ao menos fez três tentos. O Murici está na rabeira do Grupo A8. Nova Iguaçu e Dom Bosco são os outros clubes com três derrotas nas três primeiras rodadas da divisão.
A lista dos clubes sem vitória, no entanto, contempla representantes de todas as regiões. Entre os integrantes do Norte, por exemplo, há o Baré. O clube roraimense está pela terceira vez na Série D e jamais venceu sequer uma partida. Na atual temporada, o Baré tem um empate e duas derrotas. Já pelos lados do Nordeste a decepção é o Central. Destaque no Estadual Pernambucano com direito a vice-campeonato, a Patativa empatou duas vezes e perdeu uma no Grupo A7.
Dos 68 clubes que sonham com uma das quatro vagas do acesso, 42 têm pago para entrar em campo na edição 2018
Leia a notícia completaSe esta turma ainda não encontrou o caminho das vitórias, Manaus, Campinense, Iporá, São José, Tubarão e Moto Club continuam com aproveitamento de 100%. Os amazonenses, nos critérios de desempate, ostentam a melhor campanha de toda a Série D. O Manaus, além das três vitórias, acumula cinco gols de saldo e dez bolas nas redes adversárias.