São Paulo - A maioria dos clubes da Série D do Campeonato Brasileiro terá suas últimas chances de carimbar o passaporte às oitavas de final. Após oito rodadas, a última divisão nacional conta com quatro clubes classificados, 13 eliminados e outros 23 na briga pelo mata-mata. Restam 12 vagas.
Os Grupos A1 e A8 já definiram os classificados, faltando apenas delimitar a posição dos clubes. Rio Branco e Remo brigarão pela liderança do Grupo A1, enquanto São Caetano e Lajeadense querem o topo do Grupo A8. Os líderes dos grupos pegarão os vices no mata-mata e com a vantagem de decidir em casa.Se o quarteto já carimbou o passaporte, Vilhena, Náutico, Nacional, Guarani, Goianésia, Serrano, Comercial, CEOV, Duque de Caxias, Villa Nova, Metropolitano, Volta Redonda e Foz do Iguaçu apenas cumprirão tabela nas próximas rodadas. Todos estes clubes estão eliminados.
Dupla do Norte se juntou a São Caetano e Lajeadense nas oitavas de final da divisão
Leia a notícia completaO Grupo A2 também tem briga acirrada. Palmas, Ríver, Imperatriz e Santos seguem na disputa pelo mata-mata. Enquanto isso, os Grupos A4 (Estanciano, Treze e Central), A5 (Caldense, Rio Branco-ES e Aparecidense) e A6 (CRAC, Gama e Botafogo) têm três clubes cada em busca de uma das duas vagas para as oitavas de final da Série D.
Os confrontos das oitavas de final levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase. O Bloco I terá os líderes dos oito grupos, enquanto o Bloco II terá os vices dos oito grupos. O primeiro do Bloco I enfrentará o oitavo do Bloco II (Grupo B1), o segundo do Bloco I jogará contra o sétimo do Bloco II (Grupo B2), e assim sucessivamente. No mata-mata serão jogos de ida e volta até o acesso.