Rio Grande do Sul - As próximas linhas em nada vão diminuir o título de Ferroviário ou Treze ou apagarão as campanhas de Ferrão ou Galo. A Série D do Campeonato Brasileiro, no entanto, terá pela primeira vez um campeão sem a melhor campanha no geral. O São José, que conquistou o acesso, mas foi eliminado nas semifinais, terminará a edição 2018 com a maior pontuação independentemente do resultado da final deste sábado, às 18h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
O São José, em 14 partidas, acumulou 31 pontos. Foram dez vitórias, um empate e três derrotas, além de 20 gols a favor e 12 tentos tomados. Aproveitamento de 73,8%. O desempenho do Zequinha, para se ter uma ideia, é o maior das Séries A, B, C e D, superando Flamengo (70,8%), Fortaleza (63%) e Operário (70,8%). O Ferroviário, por sua vez, bateu o Treze no primeiro jogo da decisão por 3 a 0.
O Ferrão alcançou os 27 pontos, um a mais do que o Galo. O clube cearense tem sete vitórias (quatro em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor e 17 tomados. Aproveitamento de 60%. O Treze, por sua vez, acumula sete vitórias (cinco em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e 13 tentos tomados. Aproveitamento de 57,8%.
Em 2018, ele trabalhou nas Séries A e B do Brasileirão, na Copa do Brasil e no Gauchão
Leia a notícia completaMais da final!
O Nordeste, com Treze e Ferroviário, confirmou a superioridade na divisão. Os nordestinos só não decidiram o título em 2009 e 2014. Sem falar que a região assumirá a liderança no quesito títulos ao lado do Sudeste. Ambos acumulam quatro conquistas. Os nordestinos ainda terão cinco vices. Sul e Norte têm uma conquista cada.
Paraíba ou Ceará, aliás, repetirá Minas Gerais, único estado com dois títulos na Série D. O último escalão nacional ainda conta com conquistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraná e Maranhão.
Enquanto isso, Flávio Araújo ou Marcelo Vilar se tornará o primeiro técnico duas vezes campeão da Série D. No comando do Treze, Flávio Araújo já deu a volta olímpica com o Sampaio Corrêa e de forma invicta em 2012. Marcelo Vilar, atual comandante do Ferroviário, faturou a última divisão nacional pelo paraibano Botafogo há cinco anos.