São Paulo - Parabéns, Sevilla! O clube espanhol é o novo campeão da UEFA Europa League. Após empatar sem gols no tempo normal e na prorrogação diante do Benfica na Juventus Arena, em Turim, na Itália, o Sevilla abocanhou o título do segundo torneio mais importante da Europa nos pênaltis (4 a 2). A conquista desta quarta-feira colocou o Sevilla entre os maiores vencedores da UEFA Europa League.
Agora, o Sevilla se junta a Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona - todos com três títulos. Antes do título da temporada 2013/2014, o clube espanhol já havia faturado a UEFA Europa League em 2005/2006 e 2006/2007. Ao todo, 35 clubes já foram campeões do torneio europeu.
O Sevilla foi campeão com aproveitamento de 62,7%. Foram nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e um como visitante) e três derrotas (uma em casa e duas fora), além de 31 gols a favor (16 em casa e 15 fora) e 15 contra (sete como mandante e oito como visitante). (Confira a página exclusiva do campeão Sevilla no Sr. Goool!)Pelos lados de Portugal, o Benfica amargou o vice-campeonato pela segunda vez consecutiva. Na temporada passada, o clube português já havia perdido o título para o Chelsea. Em 2010/2011, o Porto foi campeão em cima do também português Braga.
Panorama!
No geral, levando em conta o torneio a partir do último Playoff, a UEFA Europa League teve a realização de 265 partidas com 107 vitórias dos mandantes, 91 triunfos dos visitantes e 67 empates. O segundo torneio mais importante da Europa ainda contabilizou 652 gols, sendo 356 dos donos da casa e 296 dos visitantes. Média de 2,46 tentos por partida.
Sr. Goool começa nesta quarta-feira a saga que desvendará as 32 seleções pelo Mundial do Brasil
Leia a notícia completaCampeões!
Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e, agora, Sevilla, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.