São Paulo - A Copa das Confederações é um torneio de tiro curto, com apenas três partidas na Primeira Fase e cinco no total. Mas engana-se quem pensa que passar os três jogos iniciais com aproveitamento de 100% é fácil. A história da Copa das Confederações mostra que apenas quatro Seleções venceram os três jogos da Primeira Fase.
Na atual edição do torneio, apenas a Seleção Japonesa ainda não balançou as redes
Leia a notícia completaNa outra oportunidade, em 1999, o Brasil perdeu a final para o México. O Uruguai, em 1997, também foi muito bem na fase de grupos, mas acabou derrotado nas semifinais pela Austrália. Destino semelhante aconteceu com a Espanha em 2009. A Fúria venceu os três primeiros jogos, mas foi derrotada pelos EUA nas semifinais e teve que se contentar com o terceiro lugar.
A Argentina também foi campeão com 100%, mas disputou apenas dois jogos. Em 1992, a Copa das Confederações contou apenas com quatro Seleções. Não tinha Primeira Fase. As Seleções disputavam "semifinais" e a decisão, além da briga pelo terceiro lugar.
Na atual edição da Copa das Confederações, Brasil, Itália, Nigéria e Espanha triunfaram na estreia. Até o término da Primeira Fase, ao menos duas Seleções vão perder o aproveitamento de 100%.
Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.
A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).
A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações).
Confira as Seleções que terminaram com 100% a Primeira Fase:
1997
Uruguai
1999
Brasil
2003
França
2009
Espanha e Brasil